O novo serviço do Hospital de Transplantes “Euryclides de Jesus Zerbini”, o superlaboratório para análises patológicas de órgãos e tecidos utilizados em cirurgias de transplante, é referência para centros transplantadores em todo o Estado e no futuro também deverá atender hospitais de outras localidades do país.
Com modernos equipamentos de captação eletrônica de imagem e microscópios altamente avançados, o novo laboratório irá agilizar a realização de biópsias de rim, fígado e medula óssea, para avaliação da qualidade de órgãos e tecidos de possíveis doadores antes de um transplante ocorrer.
O governador Geraldo Alckmin comentou a importância do novo serviço. “Para dar mais um passo na ciência, nós entregamos novos equipamentos do Laboratório de Histocompatibilidade no Hospital dos Transplantes do Estado, que vão tornar o exame de biópsias mais rápido e esclarecer dúvidas. Um dos principais problemas dos transplantes é a rejeição e para que isso não ocorra a histocompatibilidade é fundamental”, afirmou o governador.
Inaugurado em junho de 2010, o Hospital de Transplantes (antigo Hospital Brigadeiro) realiza, gratuitamente, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), cerca de 15 mil atendimentos por mês, entre transplantes, neurocirurgias, cirurgias urológicas e tratamentos a pacientes hemofílicos.