Início Destaques Aloysio Nunes é o novo Líder do PSDB no Senado

Aloysio Nunes é o novo Líder do PSDB no Senado

Aloysio Nunes é o novo Líder do PSDB no Senado

Os senadores da bancada do PSDB elegeram nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, o paulista Aloysio Nunes Ferreira como novo Líder do partido no Senado Federal. O senador Aloysio foi aclamado Líder por unanimidade e sua indicação para o cargo foi lida no Plenário durante a sessão de votação dos membros da Mesa Diretora.

Aloysio Nunes, no Plenário, agradeceu aos membros do partido por sua eleição e se disse honrado pela missão recebida de liderar o PSDB no Senado.

“Eu tive a honra de ser indicado pela bancada do PSDB para assumir a liderança do partido no Senado. É importante destacar aqui a liderança competente e brilhante do senador Alvaro Dias”, disse o senador Aloysio Nunes Ferreira.

Ainda no Plenário, o novo Líder do PSDB anunciou que o partido decidiu indicar o senador Flexa Ribeiro (PA) para ocupar a 1ª Secretaria da Mesa do Senado.

Resumo biográfico

Aloysio Nunes, de 57 anos, nasceu em São José do Rio Preto (SP) e formou-se em Direito e cursou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo, onde lecionou Introdução a Ciência do Direito por dois anos. Por conta de sua luta contra a ditadura militar, precisou sair do Brasil. Seu exílio foi na França, de 1968 a 1979, onde fez bacharelado em Economia Política e mestrado em Ciência Política pela Universidade de Paris, assumindo depois a cadeira de professor de Língua Portuguesa.

De 1969 a 1973, foi diretor do Instituto de Pesquisa e Formação em Economia do Desenvolvimento. De volta ao seu país, Aloysio iniciou sua carreira política como Deputado Estadual pelo PMDB, onde cumpriu dois mandatos: de 1983 a 1987, líder do Governador Franco Montoro na Assembleia Legislativa; e de 1987 a 1991. Foi também Deputado Federal pelo PMDB de 1995 a 1999. Já pelo PSDB, cumpriu dois mandatos, de 1999 a 2003 e de 2003 a 2007. Em 2011, Aloysio foi eleito senador da República pelo Estado de São Paulo recebendo 11.189.168 votos, a maior votação individual de um cargo majoritário na história.

Aloysio também foi, entre os anos de 1991 e 1994, Vice-Governador do Estado de São Paulo e Secretário Estadual dos Transportes Metropolitanos. Foi Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República de 1999 a 2001, Ministro da Justiça, em 2001 e 2002, ambos os cargos durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Aloysio foi ainda secretário de Governo da Prefeitura de São Paulo, em 2005 e 2006. Até abril de 2010, Aloysio Nunes ocupou o cargo de Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, administrado por José Serra. Como secretário, foi o responsável por toda a articulação política entre as pastas do governo e os municípios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*