Início Destaque Lateral Home FHC: Existe sim oposição no Brasil!

FHC: Existe sim oposição no Brasil!

Fernando Henrique Cardoso

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso encerrou o evento em comemoração aos 20 anos do Plano Real dizendo que o País “perdeu o rumo” e convocou os presentes a colocar o que foi discutido em prática para “mudar o Brasil para melhor”. Segundo a Broadcast.

Segundo ele, há sim oposição no Brasil, fazendo referência à plateia que acompanhava o evento e aos palestrantes, boa parte deles com vínculos com o PSDB, partido do ex-presidente. Ele disse também que é preciso combater a falsa ideia de que não há alternativas.

“Convoco todos a colocar em prática o que foi discutido hoje para mudar o Brasil para melhor”, disse.

Em uma crítica direta ao atual governo, FHC disse que hoje não há um presidencialismo de coalizão, mas sim de “cooptação” e que o Estado hoje “não é democrático”. “O processo de decisão se faz à margem do Congresso e da sociedade”.

Outro “clichê equivocado” que precisa ser combatido, disse ele, é a ideia de que há uma fase de estabilização da economia, uma fase de distribuição de renda e um fase de melhora da qualidade de vida, como se cada governo, o dele, o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o da presidente Dilma Rousseff, fosse responsável apenas por um único avanço.

“Estabilidade, distribuição de renda e melhora da qualidade de vida vêm ao mesmo tempo”, disse, completando que em seu governo foi feita a estabilização da moeda, mas também foram iniciadas reformas e programas de distribuição de renda.

O evento realizado nesta quarta-feira em São Paulo contou com a presença de ex-ministros, economistas e políticos que participaram da implantação do real, como Armínio Fraga, Pedro Malan e André Lara Resende.

O pré-candidato tucano ao Planalto, Aécio Neves, não participou do evento. Nem José Serra. Questionado sobre a ausência de José Serra, FHC disse apenas que “ele deve ter sido convidado”.

Do Portal do PSDB Nacional

Artigo anteriorAjuda do governo às distribuidoras será repassada ao consumidor
Próximo artigoFlagrante de ministra será levado ao plenário por Mara Gabrilli