Mais 141 famílias receberam as chaves de suas novas casas nesta quinta-feira, 9, das mãos do governador Geraldo Alckmin. São dois conjuntos habitacionais da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). Todas as casas têm dois dormitórios e área de 43,5 m².
“Uma alegria entregar hoje as casas muito bem feitas, novinhas, para 141 famílias de baixa renda que não tinham casa e precisavam de casa aqui no distrito de Talhado”, disse Alckmin. Foram entregues 101 moradias no Distrito de Talhado, e as outras 40 moradias ficam no Jardim João Paulo II.
Além dos dois dormitórios, as casas têm sala, cozinha e banheiro. Todas foram entregues com piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos no banheiro e na parede hidráulica da cozinha, laje e muro de divisa entre os lotes.
Está prevista a instalação de sistema de aquecimento solar para água do chuveiro nos imóveis, que reduz em até 30%, o consumo de energia elétrica da residência.
Os novos mutuários terão prazo de até 25 anos para quitar o financiamento. As prestações serão subsidiadas pelo Governo e calculadas de acordo com a renda familiar. Quem ganha até três salários mínimos vai desembolsar 15% dos rendimentos. Em Rio Preto, 98% das famílias que receberão as chaves dos imóveis estão nesta faixa. O valor da menor prestação é de R$ 108,60.
A CDHU repassou os recursos financeiros para a prefeitura, que doou os terrenos e administrou as obras. Foram investidos R$ 10,3 milhões.
Em Rio Preto, também foi inaugurada nesta quinta uma UBS (Unidade Básica de Saúde).