Início Notícias do PSDB Inovação e tecnologia a serviço do povo

Inovação e tecnologia a serviço do povo

Tenho acompanhado de perto várias iniciativas que buscam promover inovações tecnológicas em importantes áreas sociais, como na saúde, na educação e no agronegócio. Obviamente, esses avanços são necessários para o futuro da sociedade e, por isso, defendo uma ampla e efetiva parceria com as fontes de conhecimento.

As universidades e centros de pesquisas são essenciais neste processo de interação com os governos e com a iniciativa privada para implementar novas tecnologias que possam diminuir custos e melhorar a qualidade dos serviços público e privado prestados à população.

Em tempos de crise como o que estamos vivendo, interagir com as fontes de conhecimento é fundamental para enfrentar e vencer desafios deste mundo globalizado. Muitas vezes a chave para a inovação é melhorar a gestão de pessoas ou capacitar a equipe, trazendo conhecimento para o serviço ou negócio. Daí a grande importância das universidades e institutos de pesquisas, principalmente os públicos, serem contatados e até provocados, no bom sentido, para retribuir à sociedade que os mantém todo o conhecimento ali adquirido.

Na Educação, por exemplo, os governos investem muitos recursos financeiros e, mesmo assim, a qualidade do ensino básico é péssima, exceto em raríssimos casos pelo país afora. Diante desta triste realidade, convido as tradicionais e conceituadas universidades públicas paulistas – USP, Unesp e Unicamp, bem como outros importantes setores organizados da sociedade, a debaterem  quais são os caminhos para a educação do país, pois são estes  estudos e projetos educacionais que podem nos oferecer uma luz no fim do túnel. Precisamos urgentemente promover um amplo debate técnico sobre o novo modelo que queremos adotar para a educação das futuras gerações.

Saliento que, no contexto público-privado, nasce uma parceria em Bauru onde a fonte do conhecimento é essencial para promoção do desenvolvimento regional integrado, sustentável e inclusivo. A Unesp, em parceria com a Prefeitura de Bauru, está lançando um ciclo de debates até o final do ano com o objetivo de disseminar a cultura da inovação e do empreendedorismo para implantar um Centro de Inovação, uma iniciativa louvável, assim como ainda espero que aconteça na educação pública.

Bauru também consolida-se como polo regional em excelência de saúde pública, com a criação do histórico curso de Medicina pela tradicional e conceituada USP, lançado no último dia 1° de agosto pelo governador Geraldo Alckmin. Além da realização deste antigo e grande sonho, Bauru ganha ainda mais um Hospital das Clínicas com 200 novos leitos para a nossa região, que será utilizado como hospital-escola pelos primeiros 60 alunos do inédito e humanizado curso de Medicina. E assim, a partir de 2018, a USP também estará colocando sua fonte exemplar de conhecimento a serviço do povo. Esta tese deve ser ampliada cada vez mais em benefício da sociedade.

Pedro Tobias é médico, deputado e presidente do PSDB-SP

 

Artigo anteriorTrês poderes, uma só moral
Próximo artigoSão Paulo terá o primeiro fundo imobiliário público do Brasil; entenda