Início Bancada Levantamento na capital aponta que 69,5% das crianças com Covid-19 são assintomáticas

Levantamento na capital aponta que 69,5% das crianças com Covid-19 são assintomáticas

Crédito: Reprodução Prefeitura de São Paulo

O Prefeito da capital, Bruno Covas, apresentou hoje o resultado da segunda fase do inquérito sorológico com crianças de 04 a 14 anos da rede municipal de ensino, que concluiu que 69,5% das crianças positivas para Covid-19 são assintomáticas.

A prevalência da Covid-19 entre a população investigada foi de 18,3%, o que representa 123.694 crianças do universo de estudantes da rede municipal. O número é superior ao indicado na primeira fase do inquérito, quando a prevalência foi de 16,1%.

De acordo com Covas, ainda não é possível identificar uma oscilação no número de infectados. “Só a terceira fase, só o terceiro inquérito realizado com as crianças vai confirmar se trata-se de um aumento, se nós vamos estar com 19 ou 20%, ou o mesmo número. Ainda é muito cedo pra cravar que é um aumento da prevalência na cidade de São Paulo”, finalizou.

Pelo inquérito, 26,3% das crianças testadas convivem com pessoas com idade superior a 60 anos, perfil de pessoas mais vulneráveis à Covid.

“Nós tivemos aumento de prevalência das crianças que tiveram contato e produziram o anticorpo do vírus aqui na cidade. Tivemos aumento de prevalência em todas as faixas de idade. Um outro dado importante é que a proporção de crianças assintomáticas é de 69,5%, duas vezes maior do que as cidades que apresentaram sintomas”, explicou o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.

O mapeamento foi feito com seis mil crianças e adolescentes de 4 a 14 anos da rede municipal de ensino.