Em encontro realizado nesta segunda-feira (16.08), a Baixada Santista mostrou a força que faz dela a região onde proporcionalmente o PSDB administra o maior número de cidades. Dos nove municípios da região, o PSDB administra sete. Com a presença do vice-governador Rodrigo Garcia e sob o comando do presidente estadual, Marco Vinholi, o encontro reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças da região com o objetivo de iniciar a mobilização em favor do governador João Doria nas prévias partidárias.
Processo inédito no PSDB Nacional, as prévias escolherão o candidato tucano à Presidência da República em 2022. A eleição interna acontecerá em 21 de novembro, com votação presencial e também online.
“Hoje damos o pontapé inicial nesse processo que é tão importante para o nosso país”, afirmou Renata Bravo, vice-prefeita de Santos.
Já o prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira, ressaltou a importância da militância no processo das prévias assim como nas eleições. “O voto é fruto de uma relação de confiança”, disse. “Tivemos muitas conquistas, no governo do Estado e na gestão FHC e, sem dúvidas, o legado do PSDB foi o que conduziu muitos prefeitos nas eleições”, concluiu.
Para o ex-prefeito Marco Aurélio, de Itanhaém, a Baixada sempre fez história no PSDB. “A última eleição foi um marco”, afirmou. “O governador João Doria é um homem corajoso, que deixou de lado sua popularidade para defender a vida”, disse o ex-prefeito ressaltando a necessidade de organização para garantir a vitória nas prévias.
“A militância do PSDB marcará presença nas prévias e vai ajudar o governador João Doria a vencer”, afirmou Rodrigo Casa Branca, ex-vereador de Mongaguá e candidato a prefeito em 2020.
Para a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, afirmou que a lealdade e o comprometimento sempre guiaram seu trabalho e continuarão sendo seu norte nesse processo de eleição interna. “Carregamos o 45 no peito e saímos fortalecidos”, disse.
“O PSDB é o partido da responsabilidade e a população reconhece isso. Vamos vencer as prévias com o trabalho de cada um e, tenho certeza, a Baixada será fundamental nesse processo”, afirmou o coordenador regional e ex-deputado estadual, Cássio Navarro.
De acordo com o prefeito de Bertioga, Caio Matheus, agora é o momento de unir esforços. “Temos de ter compromisso com o nosso governo e com o Brasil. O Brasil merece conhecer um verdadeiro líder como o governador João Doria”, afirmou.
O ex-deputado João Paulo Papa, a força que a baixada demonstra nas eleições traz às lideranças locas uma responsabilidade ainda maior. “Tenho convicção que, com a nossa união, podemos apresentar o trabalho do PSDB e sair vitoriosos”, disse.
Para o presidente Marco Vinholi, a vitória de Doria virá com a união de esforços e o comprometimento de todos os tucanos. “Se o PSDB é forte em uma região é na Baixada e, tenho certeza, é de lá que vai sair a vitória do governador João Doria nessas prévias”, disse.
HOMENAGEM A BRUNO COVAS
A reunião realizada nesta segunda-feira contou com a permanente lembrança do prefeito Bruno Covas, cuja morte completou três meses ontem. Em memória e homenagem ao santista que se tornou prefeito de São Paulo, os presentes fizeram um minuto de silêncio e concederam uma salva de palmas. Covas foi lembrado em todos os discursos como liderança fundamental na região, além de amigo e companheiro de inúmeros desafios.
Nesta quarta-feira, seu filho, Tomás Covas, se filiará ao partido na capital após recém-completar 16 anos de idade.