O PSDB Mulher de São Paulo realizou neste sábado, 26 de novembro, encontro Estadual dos Secretariados Municipais, comissões provisórias e lideranças femininas. Estiveram presentes lideranças de diversas regiões do Estado, o governador Geraldo Alckmin, o Secretário de Gestão Pública, Julio Semeghini, e o deputado federal Vaz de Lima.
Ao abrir o encontro, o governador falou sobre o aumento do número de mulheres com cargos de lideranças em todas as áreas e ressaltou a importância delas no cenário político. Alckmin citou, ainda, que a participação feminina na política é tímida e disse ser importante o aumento do número de mulheres com cargos eletivos. “As mulheres enaltecem a política por isso precisamos fortalecer a presença feminina”, disse Geraldo Alckmin.
A presidente do PSDB Mulher Nacional, Thelma de Oliveira, discursou sobre a história do PSDB e suas conquistas. Relembrou feitos como o Plano Real, a introdução dos genéricos e o programa de combate à AIDS. Observou a importância de se garimpar lideranças femininas e que as mulheres tucanas têm muito do que se orgulhar. “Ao contrário de outros partidos, o PSDB tem história e compromisso com o Brasil. Nosso papel é incentivar as mulheres para que elas se tornem líderes em suas comunidades e aumentem a participação na política” afirmou a Thelma de Oliveira. A presidente falou, ainda, da importância de promover a igualdade de gênero e fez um panorama mostrando que as mulheres hoje representam apenas 10% das lideranças mundiais. “No Brasil as mulheres comandam 38.7% dos domicílios e têm salários 42% menor que o dos homens, isso precisa mudar” completou a presidente.
Nancy Thame abriu mesa redonda sobre o compromisso das mulheres com a agenda do PSDB falando sobre a importância de cursos de capacitação e da participação da juventude feminina. “A partir de fevereiro iniciaremos cursos de capacitação por todo o Estado” disse Nancy.
Compuseram a mesa redonda: a Secretária de Saúde de Itaí, Silvana Gonçalves; a Coordenadora de Saúde de Mogi Mirim, Myriam Rossanez, e a vereadora de Paraguaçu Paulista Almira Garms. A vereadora de Araçatuba, Tieza Lemos, representou a Presidente Estadual do PSDB Mulher, Prefeita Fátima Guimarães, que não pode comparecer ao encontro por conta da recuperação de uma cirurgia. As quatro integrantes da Executiva do secretariado discutiram as bandeiras do partido.
Uma segunda mesa redonda discutiu ações dos secretariados municpais e foi composta por Aracy Lovadini e Aline Carcanholo, de Piracicaba; Isabel Rodrigues, de Campinas; Marilene Santos, de Valinhos; Catarina Rossi, da Capital; Risele Borges, de Mauá; Sônia Delfino, de Guarulhos e a mediadora Maria Fazzini, de Ilhabela. Todas são representantes do PSDB Mulher em seus municípios.
Após uma breve pausa para almoço, o evento seguiu com dinâmicas de grupo facilitadas por Nancy Thame, Janice Martins e Cecília Fernandes.