Deputado Samuel destacou a importância do planejamento metropolitano para buscar soluções para problemas comuns
Com audiências públicas nesta segunda-feira, 28, em Caraguatatuba, e na terça, em Guaratinguetá, a Assembleia Legislativa encerra a série de debates sobre a criação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. De acordo com o deputado estadual Samuel Moreira (PSDB), líder do governo na Assembleia Legislativa, o projeto da RMVale deve entrar em discussão ainda esta semana, após o encerramento das audiências. Samuel espera que a proposta seja votada ainda na primeira quinzena de dezembro.
Ao todo, foram programados cinco encontros, iniciados dia 16, em São José dos Campos. No dia 17, a reuinão aconteceu em Cruzeiro e, na sexta-feira, 24 de novembro, em Taubaté. O deputado Samuel Moreira participou da audiência pública em Taubaté, ao lado do secretário estadual do Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, de parlamentares e representantes de dez municípios da região.
A melhoria dos serviços de saúde pública, transporte, educação e lazer, além de temas como a deposição final do lixo, mobilidade urbana, despoluição do Rio Paraíba, estímulo ao turismo, uso e ocupação do solo, impactos do trem-bala e do pré-sal foram assuntos que centralizaram as discussões. Os participantes também apresentaram dúvidas sobre a constituição do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, do Conselho Consultivo e do Fundo Metropolitano.
Participantes da audiência fizeram reivindicações e solicitaram esclarecimento sobre a organização da região metropolitana.
A RMVale terá 39 municípios, responsáveis por 80% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. Será dividida em cinco sub-regiões:
- Cruzeiro – 8 cidades: Arapeí, Areias, Bananal, Cruzeiro, Lavrinhas, Queluz, São José do Barreiro, Silveira.
- Guaratinguetá – 9 cidades: Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Guaratinguetá, Piquete, Potim, Roseira.
- Litoral Norte – 4 cidades: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba.
- São José dos Campos – 8 cidades: Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca, São José dos Campos.
- Taubaté – 10 cidades: Campos do Jordão, Lagoinha, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Luiz do Paraitinga, Taubaté, Tremembé, Redenção da Serra.
Dos dez prefeitos que compõe a região de Taubaté, apenas Ana Cristina Machado, de Campos do Jordão, participou da audiência pública de sexta-feira, 24 de novembro. Jeferson Campos, presidente da Câmara de Taubaté também participou do encontro, ao lado de vereadores de vários municípios. Leia mais sobre o projeto que cria a RMVale.