A uma semana da eleição, pesquisa Ibope mostra que o candidato da coligação “Por Um Brasil Decente” (PSDB / PFL), Geraldo Alckmin, saltou de 30 para 33%. Lula caiu dois pontos e ficou com 47% das intenções de voto (tinha 49% na pesquisa anterior).
Segundo o levantamento, publicado na edição deste domingo (24/9) do jornal O Estado de S.Paulo, em apenas três dias, Geraldo diminuiu cinco pontos a diferença para Lula.
A queda de Lula nas pesquisas está ocorrendo depois de ter sido descoberto um esquema do PT para atacar Geraldo e Serra. Entre os envolvidos na operação estão petistas que fazem parte do círculo íntimo de Lula, que pretendiam montar um dossiê falso contra os tucanos.
A vantagem de Lula sobre os demais candidatos era de 15 pontos percentuais na última semana de agosto, chegou a 10 pontos em 8 de setembro, oscilou para 9 pontos no dia 15 de setembro, e bateu em 7 pontos no dia 21, desabando agora para apenas 3 pontos.
A pesquisa está registrada sob o número 18.767/06 no Tribunal Superior. O levantamento ouviu 2002 pessoas, em 141 cidades e foi realizado entre os dias 20 e 22 de setembro.