Início Notícias do PSDB Sabesp promove curso internacional para redução de perdas

Sabesp promove curso internacional para redução de perdas

Vinte e três técnicos de empresas de saneamento de dez países da América Latina, África e do Brasil participarão do treinamento

A Sabesp e a Jica (Japan International Cooperation Agency) promovem no período de 24 de fevereiro a 16 de março de 2012, em São Paulo, o “2º Curso Internacional em Boas Práticas Operacionais para Prevenção, Redução e Controle em Sistemas de Distribuição de Água”.

Vinte e três técnicos de empresas de saneamento de dez países da América Latina, África e do Brasil participarão do treinamento, que tem por objetivo a disseminação do conhecimento de técnicas para prevenção, redução e controle das perdas de água. A expectativa dos organizadores é capacitar os participantes para implementar um plano de combate às perdas de água em seus países.

O treinamento será realizado nas diversas áreas da Sabesp, com atividades de campo, visitas técnicas, palestras e estudo de caso, sob a coordenação da Diretoria de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente.

O trabalho de combate às perdas realizado pela Sabesp é referência nacional. A companhia conseguiu reduzir em 3,9 pontos percentuais o seu índice de perdas de faturamento, passando de 29,5% em dezembro/2007 para 25,6% em dezembro de 2011. O volume total de água que deixou de ser perdido no período é cerca de 83 bilhões de litros. Desse total, cerca de 65% do volume se refere à recuperação de perdas reais (vazamentos) e é suficiente para abastecer cerca de 745 mil habitantes.

A redução foi possível graças aos investimentos feitos pela empresa. Em 2011, foram direcionados cerca de R$ 310 milhões em ações voltadas à redução de perdas. Além disso, a Sabesp realizou, em parceria com a Jica, o Projeto Eficaz, que durante três anos, mais de 50 técnicos foram ao Japão conhecer os métodos por lá utilizados. A agência japonesa também repassou tecnologias na identificação de vazamentos não-visíveis.

Participarão do curso os representantes dos seguintes países: Peru, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Honduras, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, além da própria Sabesp. São países com elevados índices de perdas de água e que ainda estão iniciando seus programas de controle de perdas ou utilizam apenas as técnicas mais básicas.

Da Sabesp

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo

 

Artigo anteriorMensalão testará força da Ficha Limpa
Próximo artigoEconomia paulista acumula crescimento de 3,2%