Área também abrigará a futura Etec dos Esportes, iniciativa inédita no país voltada para a formação de técnicos na área esportiva
O governador Geraldo Alckmin anunciou um novo Centro de Convivência para a capital nesta quinta-feira, 23, durante visita às obras da futura Escola Técnica Estadual (Etec) de Esportes, que funcionará no local. A unidade vai oferecer o curso técnico de Esportes e Atividade Física, elaborado em conjunto por profissionais do Centro Paula Souza e da Fundação Gol de Letra.
O Estado está investindo R$ 32,8 milhões na obra, iniciada em agosto de 2011, com previsão de término no primeiro semestre de 2013. O terreno foi cedido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).
Com uma área de mais de 72 mil m², o local terá um Centro de Convivência com pavilhão multiuso, que vai abrigar quadra poliesportiva com arquibancada, lanchonete e vestiários – entre outros ambientes – e os blocos de Administração, Espaço Pedagógico e Cultural e Ambulatório.
Concebido pelo arquiteto Ruy Ohtake, o projeto arquitetônico prevê a construção a céu aberto de cinco quadras para prática de esportes diversos como vôlei de areia, basquete e tênis; dois campos para futebol society; pista de atletismo; instalações para esportes radicais e arborismo; estacionamento para bicicletas, etc. Esses espaços serão utilizados pelos alunos da Etec, como laboratórios, e pela comunidade, para atividades esportivas e de lazer. Todas as instalações do Centro de Convivência atenderão às normas de acessibilidade.
O evento contou com as presenças do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, da diretora superintendente do Paula Souza, Laura Laganá e do ex-jogador Raí, da Fundação Gol de Letra.
Curso técnico de Esportes e Atividade Física
Enquanto as instalações da Etec de Esportes estão sendo construídas, o curso técnico de Esportes e Atividade Física foi implantado no Parque da Juventude, para uma turma piloto de 30 alunos da Fundação Gol de Letra e do Instituto Esporte & Educação. Os alunos fazem as aulas teóricas e práticas na Etec de Artes, localizada no Parque da Juventude, onde também acontecem as atividades de quadra. Com esta iniciativa, será possível aperfeiçoar o currículo até a implantação da escola técnica específica para Esportes.
O curso técnico de Esportes e Atividade Física tem duração de três semestres. O mercado de trabalho para o técnico em Esportes inclui clubes, academias, colônias de férias, centros esportivos, prefeituras e organizações não governamentais, entre outras instituições.
Do Centro Paula Souza
Do Portal do Governo do Estado de São Paulo
Foto: José Luís da Conceição