Os militantes tucanos das regiões Centro, Sudeste e Oeste da capital paulista participaram ontem, 27 de fevereiro, de debate com os pré-candidatos do PSDB à Prefeitura de São Paulo. O encontro marcou o encerramento do ciclo de debates realizado pela cidade – anteriormente filiados das zonas norte, sul e leste, respectivamente, receberam os postulantes para conhecerem suas propostas sobre cada região.
No debate de ontem, José Aníbal (Secretário de Energia) e Ricardo Trípoli (deputado federal) falaram de assuntos e propostas de governo pertinentes aos bairros em questão. Andrea Matarazzo (Secretário de Cultura) e Bruno Covas (Secretário de Meio Ambiente), que participavam das prévias até a semana passada e abriram mão da disputa para apoiar o ex-governador José Serra – que deverá apresentar hoje carta com a intenção de participar do processo – foram lembrados com respeito pelos colegas e militantes.
O presidente do diretório municipal do PSDB-SP, Julio Semeghini (Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional), abriu o encontro. “Enquanto os partidos adversários se afastam de processos democráticos como as prévias, nós do PSDB nos aproximamos cada vez mais delas. As prévias estão mantidas, nunca houve dúvida quanto sua existência. Com a entrada do ex-governador José Serra na disputa, temos ótimos quadros, assim como já tínhamos até ontem com a participação de Andrea Matarazzo e Bruno Covas, juntamente com os pré-candidatos aqui presentes”, afirmou Semeghini.
Segundo o presidente do diretório estadual do PSDB-SP, deputado Pedro Tobias, esses encontros com a
militância são muito importantes para o processo. “Hoje é o dia mais feliz da minha vida, pois estamos realizando um sonho. Eu me filiei ao PSDB em 1988 e o que eu sempre vi foi a cúpula escolher quem disputa a eleição, mas hoje estamos aqui concluindo as prévias, em que a base tem o papel mais importante: o de escolher aquele que nos representará. Peço para que se um dos pré-candidatos que estão aqui for eleito prefeito de São Paulo, nunca se esqueça da militância, pois é ela quem constrói o partido”, disse Tobias.
O debate, assim como os outros, foi dividido em quatro blocos. No primeiro, cada um dos pré-candidatos teve dez minutos de exposição inicial de idéias; no segundo, houve a leitura da carta-síntese, elaborada pelos presidentes zonais das regiões participantes, e perguntas da militância para Aníbal e Trípoli; já no terceiro eles responderam a perguntas enviadas pela internet e, por último, o encerramento com considerações finais.
Assuntos como crescimento imobiliário, trânsito, resíduos sólidos, usuários de drogas das chamadas cracolândias, tempo de TV na campanha, educação, saúde, urbanização de favelas e investimentos internacionais foram abordados pelos postulantes ao cargo.
“O PSDB é o partido certo para construir candidaturas e propostas para administrar São Paulo. É para os cidadãos que devemos governar e voltar nossas energias. Isso se torna possível, cada vez mais, quando estamos ao lado de uma militância honesta e guerreira como esta. A política feita de maneira cidadã e comprometida é a única explicação para uma mobilização tão forte como esta de hoje e de todos estes meses de pré-campanha”, afirmou José Aníbal.
Aníbal disse, ainda, que “a militância, os pré-candidatos e lideranças do PSDB, todos juntos, construíram as prévias e que o sucesso do processo é para ser usado de exemplo na campanha das eleições municipais deste ano”.
“Precisamos discutir hoje assuntos comuns para todos os bairros das regiões Centro, Sudeste e Oeste, como segurança e transportes de qualidade. Essas são apenas algumas das questões que o PSDB tratará de frente. Quero construir uma agenda positiva para São Paulo”, disse Ricardo Trípoli.
“Eu estou muito feliz de ver que vocês que vieram até aqui hoje, não só para prestigiar, como também participar efetivamente do debate, estão prontos para o enfrentamento que está por vir, agindo sempre com ética e respeito na política”, concluiu Trípoli.