O evento começou hoje no diretório estadual do PSDB-SP e será realizado durante todo o dia de amanhã
Na tarde de hoje, 1 de março, teve inicio o seminário “Mulheres na política”, promovido pelo PSDB-Mulher do Estado de São Paulo. O evento será realizado até amanhã, 2, na sede do diretório estadual do PSDB-SP. O intuito do encontro, feito em parceria com a Fundação Konrad Adenauer, com o PPS Mulher Estadual e o partido Democratas, é capacitar potenciais candidatas que irão concorrer às próximas eleições.
A abertura do seminário ficou por conta da presidente do PSDB-Mulher de São Paulo, prefeita Fátima Guimarães. “Nós estamos aqui reunidas mais uma vez porque precisamos ter claro o papel da mulher na social democracia. Todas nós que estamos aqui somos guerreiras, mas sempre podemos aprender mais. Quando começa o período eleitoral, os homens se unem e tentam reduzir o papel das mulheres e nós temos que nos preparar para isso, pois quanto mais somos pressionadas, mais crescemos. Temos hoje e amanhã para somarmos conhecimentos às nossas vidas políticas”, afirmou a presidente estadual do PSDB-Mulher.
O presidente do PSDB-SP, deputado Pedro Tobias, também participou da abertura do “Mulheres na política”. “Eu gostaria de dizer a todas vocês que eu me orgulho da participação ativa de vocês na política e que como presidente do diretório estadual de nosso partido eu as apoiarei sempre que necessário. Acredito que as mulheres têm que lutar pelos direitos delas, mas nada é dado e sim conquistado. Competência vocês têm mais do que os homens, então alcançarão a igualdade desejada”, afirmou Tobias.
Thomas Knirsch, representante da Fundação Konrad Adenauer, leu um texto escrito por ele sobre a importância das eleições que estão por vir e sobre a inserção das mulheres no processo. Para Helena Werneck, coordenadora nacional de Mulheres do PPS, “lutar por causas femininas não é só a função das mulheres políticas, mas também dos homens, já que o eleitorado feminino é numeroso e representativo”.
Para dar continuidade ao primeiro dia do seminário, Dr. Milton Terra, advogado do PSDB-SP, ministrou palestra sobre legislação eleitoral. Terra apresentou aos presentes um resgate histórico sobre a participação da mulher no cenário político mundial e falou de leis eleitorais básicas para a campanha.
Durante o seminário político, mais palestras e debates serão apresentados às participantes. Assuntos como gestão de campanha, captação de recursos, estratégias de comunicação e marketing eleitoral serão trabalhados. Amanhã, 2 de março, o programa do “Mulheres na política” será iniciado às 9 horas e encerrado às 18 horas.
Confira abaixo a programação do segundo dia do seminário:
Sexta-feira, 2º de março
09:00 Gestão de campanha política
Antonio Carlos de Mendes Thame – Deputado federal, Presidente
do Instituto Teotônio Vilela (ITV-SP)
Maria Tereza Assis Lemos Marques de Oliveira, Tieza –
Vereadora de Araçatuba
10:00 Debate
10:30 Coffee Break
11:00 Captação de Recursos para a Campanha
Eliana Piola – Coordenadora da Coordenadoria Especial de
Políticas Públicas para Mulheres de Minas Gerais
Silvana Resende – vereadora de Ribeirão Preto
12:00 Debate
12:30 Almoço
14:00 Estratégias de Comunicação durante a campanha
José Mário Brasiliense – Diretor Executivo da Oficina Municipal
Alberto Carlos Almeida – Cientista político, Diretor do Instituto
Análise
15:30 Debate
16:00 Coffee Break
16:30 Marketing Eleitoral – peças e material de publicidade
Carlos Manhanelli – publicitário, Presidente da Associação
Brasileira de Consultores Políticos
17:30 Debate
18:00 Entrega dos Certificados e Encerramento
Representante da Fundação Konrad Adenauer no Brasil
Representante do PSDB Mulher Estadual
Representante do DEM Mulher Estadual
Representante do PPS Mulher Estadual