A partir desta segunda-feira, filiados ao PSDB que desejarem se candidatar à Prefeitura de Franca podem se inscrever nas prévias que irão apontar o representante do partido nas eleições 2012. Até o dia 15, nomes à vaga de candidato a prefeito pelos tucanos podem ser registrados no Diretório Municipal da legenda. A eleição, com participação de todos os filiados, acontece no dia 24.
Podem disputar a preferência dos peessedebistas qualquer membro do partido, com pelo menos seis meses de filiado à sigla em Franca. Como prefeito, Sidnei Rocha, que também é o presidente local do PSDB, indicou três secretários municipais às Prévias: Alexandre Ferreira (Saúde e Desenvolvimento), Sebastião Ananias (Finanças) e Valéria Marson (Urbanismo). No entanto, para entrarem oficialmente na disputa, os três precisam confirmar suas inscrições a partir desta segunda-feira.
Além dos três pré-indicados, o partido acredita que outros filiados podem disputar a candidatura tucana a prefeito. “O PSDB está adotando um sistema, para que possamos ter maior participação dos filiados, da militância, na escolha dos nossos candidatos. Nossa intenção, com as prévias e outras ações, dar maior penetração popular ao partido”, explicou Sidnei Rocha.
O prazo para inscrição nas eleições internas do PSDB termina em 15 de março. No dia seguinte, os pré-candidatos registrados se apresentam em encontro aberto aos filiados. A votação para definir o representante do partido na sucessão do prefeito Sidnei Rocha será no dia 24. Se nenhum dos postulantes obtiver mais de 50% da preferência nas urnas, nova votação está programada para o dia 31.
Havendo mais de um ( a ) interessado (a) em candidatar-se ao cargo de prefeito – caracterizando um conflito positivo de interesses – , parece-me legítimo que haja prévias, todavia entendo necessário e prudente que previamente reunam-se todos os interessados diretos no assunto, para que o eventual resultado das prévias não seja catastrófico e ponha a perder tudo aquilo que se pensou e planejou antes. Sabemos que ninguém nos entrega o poder, é necessário conquistar. Tomar. Ninguém dá da graça. No caso em tela, se o atual Prefeito fizero sucessor, a possibilidade de continuidade das ações politicas e projetos terem continuidade é grande. Onde não somos prefeito, como é o nosso caso, luto para que tenhamos candidato próprio na cabeça de chapa majoritária. Vamos aos debates internos do partido e não havendo consenso vamos às prévias.