Serviço possibilita que exames e procedimentos cirúrgicos sejam realizados em um único local
Exames e procedimentos cirúrgicos serão realizados em um único local. Mais especificamente na sala híbrida do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, na capital, – a primeira do país construída em um centro cirúrgico -, que foi entregue pelo governador Geraldo Alckmin nesta quinta-feira, 15.
Com investimento de R$ 4,5 milhões e ocupando um espaço de 130 m², a nova sala híbrida reúne o aparato de um centro cirúrgico ao uso de um equipamento de ponta na área de diagnóstico: o Artis zeego. O robô, alemão, que pesa 3,5 toneladas e executa até oito diferentes movimentos, diminui o grau de invasão de procedimentos cirúrgicos e proporciona maior amplitude terapêutica à equipe médica.
“Você tinha a intervenção percutânea, os cateterismos e tinha a cirurgia aberta. Agora, a sala híbrida permite unir as duas coisas. A atividade percutânea intervencionista, as intervenções menos invasivas, e de outro lado a cirurgia aberta, com robô”, explicou Alckmin.
O novo serviço usa tecnologia moderna para apoio diagnóstico de pacientes operados. Permite, por exemplo, que exames feitos com imagens de alta resolução e em 3D ajudem a guiar cirurgias cardíacas complexas, incluindo operações coronarianas e vasculares. Entre os pacientes a serem atendidos estão idosos, portadores de doenças degenerativas e crianças cardiopatas.
“A sala híbrida alia o que há de mais moderno na área de tecnologia médica a uma das principais equipes de atendimento na área de cardiologia do país”, afirmou o secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri.
Fotos: Du Amorim
Do Portal do Governo do Estado