Membros da diretoria da Santa Casa de Franca e o deputado estadual Roberto Engler (PSDB-SP) estiveram reunidos nesta semana, na diretoria da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto, para tentar um convênio que possibilite ao Complexo Hospitalar se tornar um Hospital de Ensino.
A reunião foi o primeiro de muitos passos que precisam ser dados para que seja firmado um convênio entre a Santa Casa e a universidade, uma condição necessária para a obtenção do título.
Engler, o superintendente da Santa Casa, Fernando Bueno, e os médicos Doutor Edson Margarido e Doutora Maria Auxiliadora Mancilha Carvalho Pedigone se encontraram com o diretor da Faculdade de Medicina, Benedito Carlos Maciel. Quem também acompanhou a audiência foi o superintendente do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Milton Laprega.
Maciel se comprometeu a analisar indicações de áreas em que possam ser feitas parcerias entre a Santa Casa e a USP. A intenção é que Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto envie alunos para acompanharem as atividades no Complexo Hospitalar de Franca. “O Doutor Maciel se comprometeu a avaliar as sugestões e a levá-las também aos responsáveis por cada uma das especialidades dentro do corpo docente”, explicou o deputado.
AME
Uma das áreas propensas a receber alunos da USP pode ser o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), que deve ser implantado em Franca por meio de uma parceria intermediada pelo deputado Roberto Engler entre o Governo do Estado e Santa Casa. O AME será implantado no antigo prédio do Hospital Infantil e deve consumir investimentos de cerca de R$ 7 milhões, entre reforma e adaptação do local e equipamentos.
O encontro foi agendado depois de outro, realizado no último dia 6, durante reunião realizada na própria Santa Casa. Na ocasião, Engler tomou conhecimento das metas a serem alcançadas em parceria com o hospital ao longo deste ano.
“Confirmada essa questão do AME, iniciada em setembro de 2007, a nossa cartilha de agir passo a passo pode, agora, iniciar outras questões. Continuamos à disposição da Santa Casa, como sempre. Confiamos na lisura e na honestidade das pessoas que hoje a dirigem e valorizamos acima de tudo o serviço que o hospital presta à população de Franca e da região”, disse Engler.