O deputado estadual Paulo Alexandre Barbosa lançou oficialmente, em pronunciamento durante sessão da Assembleia Legislativa de São Paulo, a Frente Parlamentar em Defesa da Instalação do Campus da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), em Cubatão.
O ato contou com a presença dos membros da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que discute o assunto e foi transmitido ao vivo pela TV Alesp. Na ocasião, o deputado anunciou que a primeira reunião da frente parlamentar deverá ocorrer na Câmara Municipal de Cubatão.
A criação da frente parlamentar ficou acertada durante reunião realizada no gabinete da Câmara de Cubatão, no último dia 22. O Projeto de Resolução nº 15, de 2009, de autoria do deputado, que dispõe sobre a criação da frente, foi publicado na edição desta quarta-feira, no Diário Oficial do Poder Legislativo.
“A criação do campus da Poli-USP significa um resgate histórico para a população de Cubatão, que há mais de 20 anos luta para que este sonho se torne realidade. A instalação do campus representa uma grande oportunidade para centenas de jovens e adultos da cidade, que abriga um dos maiores pólos petroquímicos do Brasil”, disse Paulo Alexandre durante o pronunciamento.
Ação política – Acompanhada do deputado Paulo Alexandre, a CEV da Câmara de Cubatão que luta pela implantação do campus da Poli-USP na cidade esteve, no último dia 15 de abril, na Secretaria de Estado do Ensino Superior para discutir o assunto, onde foi recebida pela secretária-adjunta Nina Ranieri.
Na oportunidade, a secretária afirmou apoiar a intenção, mas explicou que a proposta deveria ser tratada diretamente com a reitoria da USP, uma vez que a instituição tem caráter autônomo. Ainda em abril, a CEV de Cubatão realizou audiência pública onde a Prefeitura se comprometeu a enviar projeto de lei ao Legislativo municipal criando uma fundação para gerir o futuro campus da Poli-USP.
“A instalação da Poli-USP não é importante apenas para Cubatão e para as demais cidades da Baixada Santista, mas para todo o Estado de São Paulo. É preciso ressaltar que o campus atuará na formação de profissionais para áreas estratégicas da economia paulista, além de ser um centro de excelência na elaboração de pesquisas”, concluiu Paulo Alexandre.
Mobilização – De acordo com o Paulo Alexandre, já está definido o primeiro ato da frente: a realização de uma audiência pública na Câmara de Cubatão. O deputado adiantou que convidará o secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, para participar do debate, que contará com os representantes da Poli-USP e de empresários do Pólo Industrial.


