O deputado federal Emanuel Fernandes (PSDB-SP) conseguiu a adesão de 150 parlamentares à mobilização em favor da candidatura do pesquisador Márcio Nogueira Barbosa à direção geral da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
As assinaturas foram coletadas no plenário da Câmara em menos de cinco horas e têm o objetivo de sensibilizar o governo Lula a apoiar o nome de Barbosa. As eleições para a direção geral da Unesco estão marcadas para outubro, mas a data final para as inscrições dos postulantes termina no próximo domingo.
A lista de deputados que formalizaram apoio à candidatura de Márcio Barbosa conta com parlamentares de todos os partidos, com exceção do PT.
Ex-diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Márcio Barbosa ocupa atualmente o cargo de diretor-adjunto do organismo internacional e tem o apoio manifesto de países como Estados Unidos e França para a disputa do processo sucessório.Na contramão, o governo brasileiro decidiu apoiar o ministro da Cultura do Egito, Farouk Hosny.
“Estamos tentando mostrar ao governo que está se cometendo um erro histórico. Tenho certeza que com o apoio do Itamaraty o Márcio conseguiria ganhar a disputa ainda em primeiro turno”, afirmou Emanuel, que trabalhou com Márcio Barbosa no Inpe durante sete anos.
No mês passado, a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara chegou a aprovar por unanimidade uma moção de apoio à candidatura de Márcio Barbosa.
O ex-diretor do Inpe Márcio Barbosa conta com o apoio de pelo menos 20 dos 58 países que votarão nas eleições da Unesco. Tem ainda a seu favor a simpatia do atual diretor-geral do organismo, o japonês Koichiro Matsura, que deixa o cargo após dois mandatos.
Além de Márcio Barbosa e Hosny, outros quatro nomes já formalizaram candidatura à direção da Unesco.


