Inaugurado oficialmente em 4 de abril, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) “Dona Maria Lopes” teve a aprovação dos moradores de Jundiaí e região. Também é a realização de um sonho pessoal. As negociações para a instalação do AME vêm desde a minha primeira atuação na Assembleia Legislativa, entre 1999 e 2002. Isso sem contar as diversas reuniões com autoridades municipais e estaduais para definir detalhes do funcionamento desse importante serviço de saúde.
O AME, que realizou mais de 700 consultas desde a sua abertura, em abril, é motivo de orgulho não só para mim, mas para toda a população das cidades atendidas (Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Cabreúva, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Louveira e Morungaba), estimada em aproximadamente 785 mil habitantes.
Administrado pela Organização Social de Saúde (OSS) Cruzada Bandeirante São Camilo, oferece atualmente atendimentos em áreas como dermatologia, cardiologia, neurologia e acupuntura, entre outras. Ao todo serão 22 especialidades médicas. Quando estiver operando em sua capacidade máxima, poderá realizar anualmente 180 mil consultas médicas, 36 mil consultas não médicas (como nutrição e fonoaudiologia) e mais de 450 mil exames.
No ambulatório, o paciente, no mesmo dia, passa por consulta, faz exames e recebe o diagnóstico. Trata-se de um verdadeiro “Poupatempo da saúde”, com instalações e equipamentos de última geração. Mas as boas novas na área de saúde não param por aí. Durante a inauguração do AME, o governador Geraldo Alckmin, grande parceiro de Jundiaí e cidades vizinhas, anunciou o início das obras do Hospital Regional, que começarão nos próximos dias.
Ele funcionará nas antigas instalações da Casa de Saúde “Dr. Domingos Anastásio”, cujo prédio foi desapropriado durante meu mandato como prefeito de Jundiaí (2005-2008). Com investimentos de R$ 37 milhões, a obra deverá durar dois anos e terá a aplicação de R$ 17 milhões para compra de equipamentos. O hospital contará com cerca de 140 leitos, sendo 18 deles para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Todas essas ações têm o objetivo de garantir melhorias para um dos setores que mais exigem investimentos constantes. E é isso o que vem acontecendo em Jundiaí e região. A população agradece.
Ary Fossen é economista, ex-prefeito de Jundiaí (2005-2008) e atualmente deputado estadual pelo PSDB em sua 3ª legislatura