Início Notícias do PSDB BARCHETI É ELEITO PRESIDENTE DO SECRETARIADO NACIONAL DE VEREADORES DO PSDB

BARCHETI É ELEITO PRESIDENTE DO SECRETARIADO NACIONAL DE VEREADORES DO PSDB

Em evento realizado nessa terça-feira, em Brasília, e que reuniu lideranças nacionais do PSDB e vereadores de todos os estados do país, o secretário da Executiva Estadual de São Paulo (também presidente do Secretariado Estadual de Vereadores), Rogélio Barcheti, foi aclamado como primeiro presidente do Secretariado Nacional de Vereadores tucanos. Barcheti passa, ainda, a ter acento na Executiva Nacional, como Secretário Nacional de Vereadores.

O evento marcou, também, uma mobilização eleitoral com objetivo de ampliar a participação do partido nos municípios brasileiros e lançar as bases para o retorno da legenda ao Palácio do Planalto. “É o início de uma mobilização que começa agora e vai até 2010. É um caminho que começamos a trilhar para eleger o futuro presidente da República”, afirmou o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), em fala que arrancou aplausos dos representantes municipais durante discurso no II Encontro Nacional de Vereadores do PSDB. “Não teremos sucesso como partido se não tivermos uma base municipalista forte”, completou o tucano.

VOZ POPULAR

O primeiro passo da empreitada foi dado com a criação do Secretariado Nacional de Vereadores do PSDB – o único partido a manter uma instância de representação dos políticos locais na Executiva Nacional. Rogélio Barcheti, que já assumiu a presidência do órgão, adiantou que irá percorrer o país para montar os secretariados estaduais e ministrar, junto com um grupo de técnicos do ITV, cursos preparatórios em áreas como gestão pública. Além disso, o tucano disse ter na informatização uma das armas para disseminar políticas e projetos de êxito das administrações tucanas espalhadas pelo país.

A idéia é criar um banco de dados, com essas experiências, acessível a todos os vereadores. “Política pública não nasce só nos estados. Temos de mostrar que ela surge também nas cidades. O PSDB vai lançar uma revolução municipalista”, disse. Guerra ressaltou que os tucanos viram na idéia do secretariado “um caminho para fortalecer o partido”. “Não na garganta, mas de fato. Nós precisamos muito mais saber o que pensam os vereadores do que o contrário. Quando o município fala, quem fala é o população. Ela mora no município, vive lá, não no estado ou na União, já dizia Franco Montoro”, assinalou o presidente do partido.

O secretário-geral do PSDB nacional, deputado Rodrigo de Castro (MG), endossou a fala de Guerra. “Estamos fazendo um trabalho de fortalecimento para 2010. Só teremos condições de voltar à Presidência da República se tivermos uma base municipalista muito forte”, apontou. “A partir de agora firmamos um novo tempo de diálogo e participação intensos”, comemorou o tucano. Como parte desse esforço de valorização dos municípios, o deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas (ES), presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), lançou, durante o encontro, duas cartilhas produzidas pelo braço de estudos do partido para orientar os candidatos a prefeito e a vereador nas eleições deste ano.

Intitulado O PSDB nas Eleições Municipais de 2008, o primeiro documento, de 34 páginas, relaciona conselhos e sugestões sobre administração pública em áreas como qualidade de gestão e lembra exemplos de sucesso de governos tucanos pelo Brasil. Um dos casos é o do programa Comunidade Escola, do prefeito de Curitiba, Beto Richa, que mantém unidades educacionais abertas nos finais de semana oferecendo atividades socioeducativas à população. Sob o nome No voto, na lei – Uma leitura fácil da legislação eleitoral, o outro documento, de 63 páginas, detalha os meandros da Lei 9.504/97.

Conforme o texto, o objetivo maior do PSDB nas eleições de 2008 é “disputar para ganhar de forma limpa”, ética e com respeito aos adversários. “São publicações simples, mas de grande utilidade. Todos os diretórios estaduais receberão um número adequado das edições”, garantiu o tucano, em entrega simbólica dos livretos a Barcheti. “Esse material foi feito para a base do partido, para os nossos candidatos a prefeito e vereador”, acrescentou.

Artigo anteriorGOVERNO TUCANO INVESTE NO METRÔ DE SÃO PAULO
Próximo artigoVOTORANTIM, CUBATÃO E AMPARO RECEBEM ENCONTROS REGIONAIS DO PSDB-SP