Para o deputado federal e presidente do diretório estadual do PSDB-SP, Antonio Carlos Mendes Thame, o governo Lula não está protegendo como deveria as plataformas de petróleo da Petrobras em alto mar. A crítica foi feita durante audiência pública realizada na manhã dessa quarta-feira na Comissão de Relações Exteriores com a participação do ministro da Defesa, Nelson Jobim. Esse abandono torna esses campos marítimos vulneráveis a atos hostis por parte de forças estrangeiras ou ainda a ataques de organizações terroristas.
De acordo com Thame, as declarações de Jobim sobre a falta de proteção das plataformas petrolíferas mostram que as medidas adotadas pelo Executivo são insuficientes. “O ministro fez até uma apresentação didática sobre a Marinha e as estratégias de defesa das fronteiras marítimas, mas deixou uma lacuna no que diz respeito às plataformas brasileiras”, ponderou.
Na opinião do presidente do PSDB-SP, a explicação sobre a defesa das plataformas da Petrobras não foi satisfatória. “A explanação de Jobim deixou a impressão de que as plataformas brasileiras estão completamente indefesas. Pareceu que dependeria de recursos até da própria Petrobras para ter navios para patrulhar as áreas que circundam área de operação da empresa em alto mar”, lamentou.


