Será lançada nesta quinta-feira, dia 21, às 14 horas, no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa, a Frente Parlamentar DST/Aids. A iniciativa partiu do deputado estadual Bruno Covas (PSDB-SP). “A idéia da Frente, com caráter suprapartidário, é integrar os Poderes Legislativo e Executivo e a sociedade civil organizada, de forma a estabelecer novas parcerias entre eles. E ainda, formular e conduzir políticas de prevenção, assistência e respeito aos direitos humanos dos soropositivos”, explica o deputado tucano.
Já confirmaram presença Maria Clara Gianna, do Programa Estadual DST/Aids; João Lino Vendito, representante estadual da Rede Nacional de Pessoas vivendo com DST/Aids; e Maria Cristina Abbate, do Programa Municipal de DST/Aids.
Entre as principais metas da Frente destacam-se a reunião de esforços na redução da incidência do HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) no Estado de São Paulo, e o combate ao estigma e à discriminação aos que vivem com qualquer doença sexualmente transmissível, e ainda, promover a inclusão social, o respeito à diversidade e a melhoria da qualidade de quem vive com HIV, Aids e demais DSTs.
Calendário de Atividades
A partir do lançamento, a Frente Parlamentar DST/Aids terá um calendário de atividades. A primeira ação já foi definida: verificar quais são os projetos de lei, ligados ao assunto DST/AIDS, que tramitam na Assembléia. “Assim será possível fazer uma análise desses projetos e definir, de forma consensual entre os membros da Frente, quais são prioritários”, ressalta Bruno.
Ainda em 2008, de acordo com o parlamentar, a expectativa é fazer com que a Frente Parlamentar também trate de políticas de assistência social voltadas às pessoas com HIV e Aids em situação de vulnerabilidade e de exclusão social, além de fomentar a inclusão dos portadores de DST/Aids no mercado de trabalho.