O deputado federal Silvio Torres (PSDB-SP) apresentou, na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, requerimento pedindo a realização de audiência pública para que o vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal, Moreira Franco, faça um balanço da loteria Timemania desde o seu lançamento em fevereiro último até os dias atuais.
Observa o parlamentar tucano que esse novo jogo nasceu com a promessa de ajudar os clubes de futebol a liquidarem suas dívidas com a Receita Federal, o INSS e a Fazenda Nacional, estimadas em 1 bilhão e meio de reais.
Essas dívidas foram escalonadas para serem pagas em até 240 meses e a receita da Timemania passou também a beneficiar as santas casas, hospitais filantrópicos e APAES, conforme emenda apresentada à lei por Silvio Torres.
Para renegociação das dívidas dos clubes foram impostas regras rígidas de controle. “Após pouco mais de sete meses de duração do concurso é importante conhecermos os resultados obtidos, os valores arrecadados, os repasses, entre outras informações que possam dar uma dimensão exata sobre a eficácia da Timemania, uma vez que já se fala sobre a possibilidade de alteração do seu modelo”, destacou o parlamentar.
Silvio Torres lembrou que, em 2007, as loterias arrecadaram cerca de 5,2 bilhões de reais. Desse total, cerca de sete milhões foram repassados aos clubes. Isso sem a Timemania. Nos últimos cinco anos, de um total de 21,5 bilhões arrecadados, os clubes receberam quase 34 milhões de reais. “É fundamental conhecermos os dados e de como está sendo sua participação, neste ano”, afirmou Silvio Torres.