Bem-vindo ao Estado número 1 em negócios verdes!
São Paulo é parceiro do meio ambiente e dos investidores. Aqui, você conta com a Investe São Paulo, que é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar ou expandir seus negócios no Estado e está pronta para apresentar as melhores oportunidades no mercado verde.
A Investe SP tem uma equipe especializada à sua disposição para lhe fornecer gratuitamente informações estratégicas que vão lhe ajudar a compreender por que São Paulo ocupa uma posição de liderança na atração de investimentos relacionados à economia verde.
Para início de conversa, podemos elencar inúmeros fatores que atraem os investidores desse setor para o Estado, tais como: maior mercado consumidor da América Latina; abundância de mão de obra qualificada; infraestrutura de padrão internacional; cadeia de fornecedores diversificada e receptividade multicultural.
Segundo levantamento da Investe SP, o Estado possui o maior mercado de economia verde do País e também o mais diversificado: são 141 mil empresas que atuam no setor, empregando 1,14 milhão de pessoas. O Estado responde por quase um 1/3 dos empregos verdes do País. Uma verdadeira floresta de micro e pequenas empresas.
Além disso, São Paulo foi a primeira região do Brasil a incorporar o tema da economia verde em sua agenda política e empresarial. Criando leis vanguardistas, o Estado foi pioneiro na regulamentação de questões como resíduos sólidos (Lei Estadual nº 12.300/2006) e mudanças climáticas (Lei Estadual nº 13.798/2009).
Ambas abrem oportunidades para a prospecção de novos negócios, uma vez que criam demandas específicas como, por exemplo, a necessidade de se investir em transporte sustentável.
Com o perfil de uma economia de baixo carbono, é o Estado com a matriz energética mais limpa do Brasil, com 55% de participação de fontes renováveis, segundo oBalanço Energético do Estado de São Paulo (BEESP). E agora vai ficar ainda melhor, com a Estratégia para o Desenvolvimento Sustentável do Estado de São Paulo 2020 (Decreto nº 58.107, de 5 de junho de 2012), que visa estabelecer uma agenda para o desenvolvimento sustentável estadual, apresentando metas setoriais que definirão a ação do Governo do Estado até 2020.
Em relação à produção de cana-de-açúcar, São Paulo é o maior produtor mundial e o maior produtor nacional de etanol (56% da produção do País).
Além do etanol, o Estado de São Paulo possui pequenas centrais hidrelétricas espalhadas pelo território e conta com a produção de componentes para aerogeradores, destinada a aproveitar a grande capacidade de geração de energia eólica do País.
Tais perspectivas colocam São Paulo numa posição de vanguarda no desenvolvimento de tecnologias verdes e na geração de energias renováveis, abrindo um vasto campo de oportunidades para novos investimentos.
Respondendo por cerca de 34% do PIB industrial do País, o Estado ainda mantém 17,5% de sua área conservada. De acordo com levantamento da Investe SP, entre 2007 e 2010, o setor florestal paulista apresentou um aumento no número de empregos formais de 11%.
Em São Paulo, há ainda linhas de financiamento e incentivos tributáriosespecíficos para o setor de economia verde.
Por isso, a Investe SP está pronta para ajudá-lo a encontrar a melhor forma de aproveitar todas essas oportunidades, oferecendo:
- apoio à localização de áreas adequadas a seu empreendimento;
- apoio em infraestrutura;
- obtenção de financiamento;
- assessoria tributária;
- assessoria ambiental;
- articulação com órgãos públicos e privados.
Para saber mais, entre em contato diretamente com a Investe SP.