Em reunião extraordinária realizada nessa quarta-feira em Brasília, o Secretariado Nacional de Vereadores do PSDB discutiu a agenda de ações para 2009. Dentre elas, a elaboração de uma cartilha de orientação aos vereadores, com informações sobre como planejar um orçamento, tramitação de projetos e assuntos de interesse em câmaras temáticas.
De acordo com Rogélio Barcheti, que preside o secretariado nacional e estadual do PSDB-SP, também está prevista na agenda do próximo ano a realização de seminários em todos os estados para discussão de temas relacionados ao modo tucano de governar, orçamento para 2009, metas e indicadores de resultados. “Estes encontros serão importantes para organizar o partido na base, que é o município, e por intermédio do vereador”, afirmou.
A reunião decidiu que até o dia primeiro de junho de 2009 devem ser criados Secretariados de Vereadores nos 26 estados do Brasil. São Paulo e Acre já fundaram as suas. As próximas são no Mato Grosso do Sul, dia 20, e no Espírito Santo, dia 29 de novembro.
Também ficou acertada a realização de cursos de formação para todos os vereadores eleitos sobre questões municipais. Do mesmo modo, a secretaria concordou em realizar oficinas de capacitação política para todos os futuros candidatos tucanos. A diretoria do Secretariado Nacional de Vereadores foi empossada em maio, em Brasília.