Início Notícias do PSDB ENCONTRO DE TUCANOS ELEITOS DE SÃO PAULO MOBILIZA O PARTIDO VISANDO 2010

ENCONTRO DE TUCANOS ELEITOS DE SÃO PAULO MOBILIZA O PARTIDO VISANDO 2010

O Diretório Estadual do PSDB de São Paulo realizou neste sábado, 22, o V Encontro de Tucanos Eleitos, na sede social do Jockey Club, com a presença de cerca de mil pessoas. Neste evento de congraçamento pelos resultados obtidos nas eleições municipais, o PSDB paulista deu a largada visando as eleições de 2010. Também foi discutida a crise financeira e seus impactos nas cidades paulistas, a gestão orçamentária e a responsabilidade do cargo de prefeito.

A abertura do evento contou com as presenças do presidente Fernando Henrique Cardoso, do vice-governador Alberto Goldman, do presidente do PSDB paulista deputado Antonio Carlos Mendes Thame, do secretário-geral Cesar Gontijo, do presidente do secretariado nacional e estadual dos vereadores Rogélio Barcheti, parlamentares, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e militantes.

O evento, que aconteceu das 9 às 19 horas, foi intercalado por diversas palestras, entre elas a do economista Sérgio Besserman Vianna, sobre “Os impactos da crise financeira nos municípios paulistas”; do professor Carlos Antonio Luque, que abordou “A gestão orçamentária na direção do desenvolvimento”; a palestra “Prefeitos Tucanos: missão e responsabilidade”, com o advogado Marcelo Palavéri, especialista em Direito Municipal; e a Secretária de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, Dilma Pena, que tratou sobre “Saneamento e energia a serviço do desenvolvimento nas cidades”. Vários prefeitos também aproveitaram a oportunidade para relatarem as experiências de sucesso em seus municípios.

O encerramento teve a participação do governador José Serra, do presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, do líder da bancada federal, deputado José Aníbal e novamente do presidente estadual, deputado Mendes Thame.

A palavra inicial do encontro foi do secretário-geral do PSDB-SP, Cesar Gontijo, que agradeceu a presença de todos e deu o enfoque da reunião. “Vamos avançar no que já consagramos como o jeito tucano de governar”.

Na seqüência, em sua palestra, o Presidente Fernando Henrique Cardoso, abordou questões da conjuntura nacional e convocou os tucanos a estarem unidos para as próximas eleições. “Quando houver o candidato vamos gritar todos juntos numa voz só: este é o homem que vai levar o Brasil a dias melhores” e acrescentou: “O Brasil já foi muito mais difícil e nós contribuímos para que ele melhorasse um pouco. Não há outro partido capaz de dar um passo adiante neste momento. Por circunstâncias histórias e pelo desgaste dos que estão no governo, o partido que é capaz de dar este salto, com seus aliados, é o PSDB. Por tanto, tucanos, vamos levantar vôo”.

Em nome dos parlamentares presentes, falou o líder na Câmara Federal, deputado José Aníbal. Ele destacou as boas gestões municipais tucanas. “Aqui em São Paulo temos situações em que o PSDB está na quarta legislatura consecutiva. Por tanto, isto é uma referência que merece ser valorizada”.

Já o deputado federal Mendes Thame, presidente do PSDB paulista, ressaltou o trabalho desenvolvido pelo partido no estado e os resultados alcançados nas últimas eleições. “Estruturamos o PSDB nos 645 municípios paulistas, lançamos candidatos a prefeito em 419 cidades e elegemos 204 deles, além dos vice-prefeitos e das coligações. Hoje estamos enraizados no Estado”, exaltou e ainda deixou um importante recado: “Nós ganhamos as eleições para trabalhar, para ter o direito de ter 48 meses de trabalho árduo e para ocupar os cargos e fazer deles instrumentos de transformação social”.

O presidente nacional da legenda, senador Sérgio Guerra, que participou da programação especial para vereadores, que aconteceu simultaneamente ao evento, esteve na mesa do encerramento do encontro. Guerra destacou a iniciativa pela realização do evento. “Quero saudar essa sugestão de reunir todos em um documento que seja o projeto básico de ação de prefeitos do PSDB e destacar a necessidade de multiplicar essa reunião muitas vezes, pelo Brasil inteiro”. Segundo o senador Sérgio Guerra, o partido deve fortalecer essa estrutura com os municípios. “Sem as bases, eu tenho convicção de que não vamos para frente”.

Fechando o encontro, o governador de São Paulo, José Serra manifestou sua satisfação pelo desempenho do partido na eleição de outubro. “Quero cumprimentar a todos. Os que ganharam e os que perderam, porque os que perderam acumulam forças para o partido”. Serra destacou, ainda, alguns princípios de uma boa administração, entre eles, o de “trabalhar desde o primeiro dia. Tem de entrar na prefeitura e trabalhar como se já estivesse com o bonde andando. Pra isso, tem de treinar, saber direito qual é a situação, ter equipe e preparar as coisas”.

Artigo anteriorRESERVA LEGAL
Próximo artigoMASSAFERA PRESIDE PAINEL SOBRE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS