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No caminho certo

Orlando Morando

Segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional de Transporte (CNT), que avaliou 100% da malha federal pavimentada, as principais rodovias estaduais pavimentadas e as concessionadas, das 20 melhores rodovias do Brasil, 19 estão no Estado de São Paulo.
Isso nos remete a uma avaliação de qual o melhor caminho a ser seguido. Nos últimos anos, o governo federal utilizou o discurso de que conseguiria um pedágio mais barato do que São Paulo e usou desse expediente para fazer uma propaganda enganosa.
Recentemente foi divulgado estudos dos serviços prestados pela concessionária OHL, que tem concessão para gestão e operacionalização de cinco das principais rodovias federais do País, e ela não vem cumprindo os seus compromissos. O único investimento feito pela concessionária foi a construção das praças de pedágios.
Estradas não foram duplicadas e as rodovias continuam com a mesma insegurança.
Muito diferente do que acontece no Estado de São Paulo. Um dos melhores exemplos é quem parte de São Paulo à estância de Águas de Santa Bárbara viaja pela melhor rodovia do país, a Castello Branco (SP 280). Ocupando a segunda posição no ranking está a Rodovia dos Bandeirantes (SP 348). Já o terceiro lugar é para a ligação entre Ribeirão Preto e Borborema pela SP 333.
O investimento na malha viária não deve ser estático, mas sim dinâmico e constante para o melhor atendimento possível ao usuário. Rodovia de qualidade tem como primeiro quesito a segurança dos usuários.
Com isso, temos que fazer uma grande reflexão. O PSDB foi duramente criticado no passado por iniciar o processo de concessão das rodovias. O PT demorou a descobrir que este é um bom caminho a ser seguido.
Mas segue apenas pela metade, pois as concessões nas rodovias feitas pelo PT ainda não mostraram a que vieram e aquele velho e cansado discurso de que o PSDB só sabe privatizar está vencido.
Se o Brasil apresenta algumas rodovias dignas de um país de primeiro mundo, tem que agradecer o empenho e os investimentos do Governo do Estado de São Paulo, pois a verdade é que grande parte das estradas do país, estão em estado precário e exigem muito cuidado por aqueles que nelas trafegam.
O modelo do Estado de São Paulo é o melhor a ser seguido porque acima das nossas avaliações, as pesquisas e a própria opinião pública defendem este sistema.
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