O governo do Estado de São Paulo firmou nesta terça-feira, 3, convênio com os municípios de São Paulo e São Caetano do Sul para realização de licitações na Bolsa Eletrônica de Compras (BEC), pregão eltrônico que permite a negociação online de preços de bens e serviços adquiridos pela administração pública. Os acordos foram viabilizados pelo Decreto 57.987, que abriu a todas as 645 cidades do Estado o acesso ao Sistema BEC/SP para compra de produtos de consumo e serviços.
Atualmente, cerca de 39 mil empresas já estão cadastradas na bolsa, por meio do Cadastro Unificado de Fornecedores (Caufesp), sendo 48% delas micro e pequenas empresas. O governador Geraldo Alckmin destacou as vantagens proporcionadas pela BEC a todos os envolvidos no processo de compra. “Todas as compras [feitas pelo governo] são colocadas em leilão, empresas do país inteiro podem participar, vão dando lances e [o governo] compra pelo menor preço. Total transparência, informação e economia.”
LEIA TAMBÉM:
Bolsa Eletrônica de Compras beneficia estado, fornecedores e população
Os municípios podem comprar desde alimentos para escolas até equipamento para metrô e trem. “Essa expertise toda foi feita por técnicos da Secretaria da Fazenda e vem sendo aprimorada nos últimos dez anos”, salientou Alckmin.
A Bolsa Eletrônica de Compras foi implantada em 2000 e vem sendo aprimorada ao longo dos últimos 12 anos. Dados do governo paulista apontam que até agora a bolsa já negociou mais de R$ 16 bi, com economia de R$ 5,4 bi, cerca de 26% do total.
Do Portal do Governo do Estado
Gostei, é o governador dando um show! Uma verdadeira aula de como se faz administração pública… e o povo brasileiro teve a coragem de não o eleger… agora que paguem o pato.