Início Destaques Itupeva inaugura sua Estação de Tratamento de Esgoto

Itupeva inaugura sua Estação de Tratamento de Esgoto

Com um investimento de mais de R$ 17 milhões o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos e da Sabesp, inauguraram na tarde desta quinta-feira, 5, a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Nica Preta, na cidade de Itupeva. O ato foi oficializado pelo secretário de Recursos Hídricos Edson Giriboni ao lado do prefeito do município Ocimar Polli (PMDB). O deputado estadual Ary Fossen (PSDB), por estar em compromisso na Capital, foi representado pelo o seu assessor, Cel. Jovair Rodrigues da Silva.

Edson Giriboni destacou que o investimento realizado em Itupeva faz parte de um amplo plano de ação de saneamento no Estado pelo governador Geraldo Alckmin. “Foi realizada uma pesquisa por um jornal de grande circulação que no Brasil, 94% das pessoas se preocupam com o meio ambiente. Deste total, apenas 18% agem. O governador tem isto como prioridade e principalmente o saneamento. Em 2011 foram investidos 2,4 bilhões no Estado nesta área e até o final deste ano, teremos mais 2 bilhões”, ressaltou.

Universalização

Outro ponto abordado durante o ato foi que a Sabesp pretende atingir a marca de 100% de tratamento dos esgotos coletados na cidade de Itupeva. Em nota a empresa comenta que as obras de saneamento fazem parte do projeto de universalização dos índices de atendimento até 2014. Desta forma a Companhia transformará a cidade em um município 300%, com 100% de água tratada, 100% de coleta de esgotos e 100% de tratamento dos resíduos coletados.

Assinatura

Além da inauguração da ETE de Itupeva aconteceu a assinatura de renovação do contrato entre a Sabesp e a prefeitura com previsão de investimentos de R$ 96,3 milhões por mais 30 anos. Ocimar Polli também anúncio que assinou decreto 2439/2012 transformando uma área de 500 milhões de metros quadrados em área de utilidade pública para construção de uma represa de capitação de água bruta para a cidade. “Temos água para quantos anos? Dez, quinze? Temos que pensar no futuro”, frisou.

Região

Entre as diversas obras comentadas durante a inauguração, a ETE de Várzea Paulista foi lembrada. Trata-se de uma complexa obra de engenharia que fara o tratamento de esgoto doméstico do município e de Campo Limpo Paulista. As obras, tanto da unidade, quanto de implantação dos emissários coletores estão sendo realizados e a expectativa é que até o final de 2013 também esteja em início de operação despejando água limpa ao Rio Jundiaí.

Artigo anteriorGoverno de SP libera recursos para a primeira fase do Parque Tecnológico de Barretos
Próximo artigoJingle ‘Eu quero Serra, eu quero já’