Início Saiu na imprensa Ex-ministro do Supremo diz que Toffoli deve se declarar impedido

Ex-ministro do Supremo diz que Toffoli deve se declarar impedido

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Francisco Rezek disse ontem que será um erro se o ministro Dias Toffoli não se declarar impedido de julgar o mensalão.

“Eu tenho a convicção de que ele se declarará impedido. Eu creio que ele conhece a história da Casa, a história das circunstâncias que, no passado, levaram por bem menos [ministros a se declararem impedidos]”, disse em entrevista ao “Poder e Política” , projeto da Folha e do UOL.

Quando era ministro do STF, Rezek, 68, se declarou impedido no julgamento do ex-presidente Fernando Collor. Rezek foi ministro das Relações Exteriores de Collor de 1990 a 1992, quando foi por ele reconduzido ao Supremo.

Indagado se Toffoli “errará se não se declarar impedido”, ele respondeu: “Eu acho que sim. Mas eu creio, pelo que conheço do ministro, e das provas inúmeras de sensatez que deu até hoje, que ele não deixará de fazê-lo”.

O problema é que os outros ministros do STF “não têm como interferir nisso”: só os réus ou o procurador-geral.

Rezek disse ter a impressão de que o processo pode render condenações, em maior ou menor grau, para todos os 38 réus, mas tem dúvidas se algum deles será preso.

Artigo anteriorSTF começa julgamento com ministro sob pressão
Próximo artigoComitê de Russomanno está em imóvel irregular