Início Saiu na imprensa Segundo dia do mensalão no STF começa com acusação dos réus

Segundo dia do mensalão no STF começa com acusação dos réus

RIO – O segundo dia do julgamento do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal terá início às 14h, com a leitura da acusação da Procuradoria Geral da República (PGR) contra 38 réus pelos crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, evasão ilegal de divisas, corrupção ativa e passiva e peculato. Nesta quinta-feira, o plenário do STF se posicionou contrariamente à proposta de desmembramento do processo, feita pelo advogado Márcio Thomaz Bastos, que defende o ex-diretor do Banco Rural José Roberto Salgado. A proposta foi derrubada por nove votos a dois, e provocou um intenso bate-boca entre os ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski.

— Evidentemente não será suficiente, dado o grande numero de réus, para que se exponha minuciosamente a acusação em relação a cada um deles, mas é um tempo mínimo para que a acusação possa esborçar-se de forma satisfatória — afirmou Gurgel, durante defesa em plenário, da ampliação do tempo de sustentação.

No processo do mensalão, três acusados são deputados federais, o que fez que o STF fosse o órgão competente para julgá-los. Apesar dos demais 35 réus não se enquadrarem ao caso, o STF decidiu que, como os fatos alegados estavam muito interligados, todos responderiam ao inquérito no Supremo para que se pudesse melhor apurar a existência ou não dos crimes e a participação de cada um dos réus.

Artigo anteriorOrtiz Júnior é o 1º colocado em pesquisa
Próximo artigoProcurador-geral diz que STF ‘fará Justiça e condenará todos’