Início Saiu na imprensa Mensalão ultrapassa ‘Avenida Brasil’ no Google e no Twitter

Mensalão ultrapassa ‘Avenida Brasil’ no Google e no Twitter

Na internet, a população está atenta ao caso do mensalão no Supremo, e o assunto ganhou as redes sociais.

Esta é a segunda vez que uma instituição do Poder Judiciário entra na lista de assuntos mais comentados entre os seguidores do Twitter.

A primeira foi no julgamento da limitação dos poderes do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) pelo mesmo STF, quando a palavra-chave #CNJ foi um dos termos mais repetidos no Twitter.

Alguns dados dão ideia dessa repercussão. Segundo a ferramenta Google Trends, o número de buscas no Google relacionadas ao mensalão ultrapassou às ligadas à novela “Avenida
Brasil” no dia 29 de julho e, na última sexta, era quatro vezes maior.

Mas nenhum desses dois assuntos superou a Olimpíada de Londres, que motivou cinco vezes mais buscas no Google do que o mensalão no primeiro dia do julgamento.

O caso de corrupção, aliás, teve um pico de buscas no início de agosto de 2005 que é 40 vezes maior que o alcançado na semana passada.

Os números no Twitter são impressionantes. Foram 61.325 mensagens sobre o mensalão, escritas por mais de 23 mil pessoas –só no primeiro dia do julgamento.

Essas mensagens alcançaram 14,3 milhões de pessoas diferentes. As mais de 60 mil mensagens somadas alcançaram quase 300 milhões de exibições. Para efeito de comparação, a audiência média dos quatro principais telejornais noturnos na Grande São Paulo é de 9 milhões de espectadores, segundo o Ibope.

A repercussão do julgamento também foi maior do que a da novela “Avenida Brasil” no Twitter nesta sexta, segundo a ferramenta de medição da Topsy, que conta “tuítes” que são repassados ou que contêm um link).

A média diária de menções ao mensalão em posts é maior que a da novela desde a última terça. Nem no dia de sua abertura a Olímpiada de Londres havia vencido Nina e Carminha no Twitter.

No seu momento mais comentado na sexta (no início da tarde), o mensalão tinha em média 1.200 posts. Já a novela alcançou cerca de 900 durante a noite.

Mas as 10 mil menções que o mensalão atingiu sexta sequer chegam perto das mais de 26 mil que ecoaram pela rede social, em apenas um dia, após a reviravolta de Nina na novela, em 23 de julho.

O Twitter é um espaço relevante, mas isso não significa que o cidadão comum está sendo mais ouvido que antes.

Mais de 50% das quase 300 milhões de exibições de mensagens sobre o mensalão foram produzidas por apenas 17 usuários –dos quais apenas 4 não se identificam como sites de notícias tradicionais. Desses, dois são celebridades com muitos seguidores.

Todavia, examinando os números percebe-se que a segunda palavra-chave mais usada no dia (com 22 milhões de aparições) sequer aparece nas postagens dos grandes meios. Trata-se da expressão #ConfioNoSTF. Já #mensalão ficou com 33 milhões.

A mídia ainda exerce influência, mas é obrigada a fazê-lo fora de seus meios tradicionais. Ao que parece, a sociedade da informação está atenta e confia no Supremo.

Artigo anteriorDilma avisa PT que não fará campanha para Haddad na TV
Próximo artigoSeca atinge eleitores de Dilma no Nordeste