“Vamos fazer uma ofensiva verde em São Paulo. Ou a economia se torna sustentável ou não terá viabilidade no futuro”, defendeu o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, diante de um auditório lotado. O clube Esporte Clube Pinheiros, na Zona Oeste, foi palco da Caravana Avança São Paulo desta segunda-feira, 10 de setembro, e teve como tema central o meio ambiente.
Serra apresentou um documento com alguns compromissos do seu futuro governo para sustentabilidade e o meio ambiente. “Sou um militante ambientalista. O meio ambiente sempre foi uma plataforma de governo crucial nas minhas gestões”, disse.
Com Serra na Prefeitura São Paulo terá mais parques, como o que ele pretende fazer na região do Campo de Marte e na Cantareira. Além dos investimentos no Parque Várzeas do Tietê, na Zona Leste. Lançado por Serra, o Várzeas do Tietê será o maior parque linear do mundo.
O candidato lembrou ainda que durante a sua gestão foi lançada a lei de mudanças climáticas, uma legislação pioneira para proteger São Paulo. Hoje a cidade é a metrópole mais avançada no Brasil em material ambiental.
Outro dado citado pelo candidato foi à relação transporte público X individual. Em 2005, no início da gestão Serra, 55% dos paulistanos utilizavam transporte individual. Hoje, esse número caiu para 45%. Ou seja, mais da metade da população já usa o transporte público.
Serra anunciou que, com ele na Prefeitura, a frota que utiliza combustíveis menos poluentes passará de um sétimo para 80%.
Confira alguns dos compromissos de Serra com o meio ambiente:
Avançar no cumprimento da Lei Ambiental da cidade;
Investir em educação ambiental;
Investir em energia, mobilidade e combate à poluição;
Saneamento básico;
Investir em urbanismo para adensar São Paulo;
Estimular a economia verde;
Promover a inclusão social;
Transformar favela em bairro;
Investir na biodiversidade com mais arborização;
Fazer mais parques.