O Instituto Teotônio Vilela de São Paulo encerrou o curso de extensão Pensamento Estratégico Brasileiro, no dia 4 de junho, com a palestra do Embaixador Rubens Ricupero e um debate sobre alternativas para o futuro do país.
O presidente do ITV-SP, deputado federal Renato Amary, destaca que a presença de Ricupero é um fecho de ouro para o curso do ITV-SP, que foi oferecido aos militantes e simpatizantes do partido com a intenção de debater as grandes questões nacionais e buscar novas possibilidades para o país.
Todos os cursos abordaram temas atuais como sustentabilidade, meio-ambiente, gestões públicas inovadoras, formação política e ações voltadas para o desenvolvimento do Brasil.
O embaixador Rubens Ricupero é uma sumidade em diplomacia internacional e profundo estudioso das condições do Brasil, por isso, apresentou um panorama geral do país, abordando as áreas socioeconômicas, culturais e ambientais com uma infinidade de dados estatísticos sobre o desempenho do país na economia, indústria, educação, saúde e outras áreas, apontando causas e soluções para os problemas sociais e econômicos que abalam a sociedade brasileira.
Ricupero demonstrou uma visão otimista quanto ao futuro do Brasil, mas apontou a necessidade de resolver os principais problemas que afligem o país. O Brasil tem tudo para dar certo, mas tem três grandes problemas que ameaçam o futuro: a desigualdade e pobreza, a má qualidade da educação e das instituições. Para o embaixador, os outros problemas estão atrelados, em sua maioria, ao declínio do sistema educacional público.
Das experiências vividas em todo mundo, Ricupero observa que o desenvolvimento é um processo gradual e contínuo, e que o Brasil tem plena condição de retomar o crescimento econômico, desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida. Mas para percorrer esse caminho é fundamental combater os principais problemas, agindo diretamente na melhoria da educação e preservação do meio-ambiente e patrimônios naturais brasileiros.
Cerca de 90 pessoas participaram do encerramento do curso do ITV, dentre eles, Francisco Carlos Rocha Guerra que frequentou todas as aulas. Ele conta que os dez temas foram muito importantes para uma visão atual da sociedade em que vivemos, seus problemas econômicos, políticos e ambientais, oferecendo soluções e uma nova maneira de abordar os problemas.
Esse curso foi uma preparação para participar ativamente da política, pois ampliei meu conhecimento. Há seis meses me filiei ao partido e me inscrevi nos cursos do ITV para começar a trabalhar na área. Gostaria, agora, que realizassem um curso de organização e articulação política, para colocar em prática o aprendizado, ressalta Francisco.


