Início Notícias do PSDB Prefeito Roque Hoffmann defende parceria

Prefeito Roque Hoffmann defende parceria

Em reunião realizada no dia 28 de julho no município de São Roque, conduzida pela Secretária Estadual de Saneamento Básico e Energia, Dilma Pena, a Sabesp e Prefeitos de Araçariguama, Alimínio, Mairinque e São Roque discutiram sobre a situação do saneamento na região e avaliaram estratégias para acelerar a implantação das obras necessárias.

Destacam-se os investimentos diretos da Sabesp e a possibilidade da formação de uma parceria público-privada (PPP) para viabilizar as obras de infra-estrutura de coleta e tratamento de esgotos nesses municípios. O Estado trabalha em parceria com as prefeituras e seus órgãos vinculados. Fizemos uma visita técnica a esta região e reconhecemos que a situação do saneamento local é grave e a demanda dos prefeitos é legítima. Vamos hoje estabelecer um planejamento estratégico para encaminhar a resolução desses problemas, declarou Dilma Pena na abertura do encontro. A demanda por melhores condições de saneamento é unânime por parte dos prefeitos paulistas, pois está associada a maiores oportunidades de desenvolvimento social e econômico, complementou.

Além de Araçariguama, as cidades de Alumínio e São Roque são atendidos pelos serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto da Sabesp, mas ainda não possuem infra-estrutura para o tratamento dos efluentes domésticos e industriais.

Araçariguama, a coleta é de 58%, mas as obras do sistema de esgotamento sanitário que estão em andamento possibilitarão um avanço dos números para 100% até 2012. Já Alumínio tem 70% dos esgotos coletados e em São Roque o índice de coleta chega a 61%. Em Mairinque, o atendimento temporário é de uma empresa privada e possui coleta de 68% do esgoto.

Para o Prefeito Roque Hoffmann a situação de Araçariguama é menos crítica. Nossa necessidade é atender aos bairros mais longínquos, conseqüentemente vamos melhorar a qualidade de vida de nossa população, destacou Roque Normélio Hoffmann, prefeito municipal.

A Sabesp já tem aprovada pelo governo estadual a formação de uma PPP para atendimento a 10 municípios da bacia hidrográfica Sorocaba-Médio Tietê, mas diante das conversações com os quatro prefeitos se dispôs a avaliar um novo formato. Vamos nos comprometer a apresentar em curto prazo os estudos de uma nova modelagem de parceria público-privada que agregue apenas as quatro localidades, juntamente com o detalhamento das demandas de cada município e seus respectivos prazos de execução, confirmou o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, ao final da reunião.

O tratamento dos esgotos dessas cidades permitirá a despoluição dos rios Varjão, Guaçu, Juqueri e, conseqüentemente, do rio Tietê.

Foto: A.I. – Sabesp

Artigo anteriorProjetos sociais abrem portas para jovens
Próximo artigoPARA JOSÉ ANÍBAL, NOVA CPMF É DESCULPA PARA AUMENTAR A GASTANÇA