Militantes e simpatizantes perguntaram sobre a eleição, prévias, senado, reforma política, PT, Palocci, entre outros temas.
A TV Tucana estreou nessa segunda-feira, 31/8, com a participação do presidente do Diretório Estadual do PSDB-SP, deputado Mendes Thame.
Também participaram da mesa de debates o deputado estadual João Caramez, a deputada estadual Célia Leão e Rogélio Barcheti, prefeito de Avaré e secretário da Executiva Estadual.
Cerca de 300 perguntas foram enviadas pelo chat da TV Tucana e pelas principais Redes Sociais como, Twitter e Orkut.
Foram respondidas aproximadamente 15 perguntas, as demais serão respondidas posteriormente pelo www.tucano.org.br.
O Secretário-Geral do PSDB-SP, Cesar Gontijo, intermediou a entrevista e abriu o debate com uma pergunta do internauta sobre a estratégia do PSDB para as eleições de 2010 e as prévias.
O deputado Mendes Thame explicou que o partido defenderá um grande acordo, mas muitas vezes as prévias são necessárias para tomar a melhor decisão de forma democrática.
Em relação ao senado, Thame foi convicto em afirmar que são duas vagas a serem preenchidas. Pelo menos uma vaga será de São Paulo, que, aliás, sempre ofereceu candidaturas idôneas e éticas como os grandes senadores FHC, Mário Covas e Serra, entre outros nomes.
Os internautas questionaram sobre a absolvição de Palocci e Francenildo. O julgamento foi uma decepção. Do ponto de vista político, não muda nada, pois não será a possibilidade das candidaturas que vai modificar a nossa. Nós temos que apresentar os melhores candidatos para defender as propostas do PSDB, ressalta Thame.
Para o deputado, definir nesse momento as candidaturas para deputado seria precipitado: concordo com Serra, se definíssemos agora as candidaturas estaríamos precipitando ainda mais a campanha eleitoral, quando temos outras questões a debater.
Outro tema da atualidade que foi abordado foi o Pré-sal, que hoje é tido como uma das questões mais importantes. É uma descoberta que pode mudar a qualidade de vida das pessoas, mas agora é importante discutir qual o modelo ideal a ser aprovado.
O Brasil tem excepcionais condições de liderar o novo mundo, em que a energia não virá do petróleo, e sim de outras fontes de energia, como biomassa, explica Mendes Thame.
Outra novidade é que o PSDB passará a conciliar os encontros regionais com os encontros do PSDB Mulher. A deputada Célia Leão disse a sensibilidade e dedicação da mulher faz toda a diferença. É imprescindível que a atuação da mulher na política aumente e se intensifique, e tenho certeza que isso é o que acontecerá.
Cesar Gontijo mantém a imparcialidade ao escolher as perguntas, inclusive as críticas e é enfático ao dizer: o PSDB não tem medo de ouvir a militância, colocaremos em pauta críticas desde que sejam da militância, inclusive em todas as apresentações da TV Tucana será assim e também no nosso site colaborativo.
Quando questionado sobre a oposição feita pelo PSDB, Thame cita uma frase de Norberto Bob: o papel principal da oposição é fazer a oposição governar melhor, fiscalizar e denunciar. Esse é o caminho seguido pelo partido, e fiscalizando estamos servindo à população, ressalta Thame.
Thame encerra agradecendo o empenho do secretário-geral e principalmente da militância: a TV Tucana é um instrumento para ser utilizada pelos militantes, os que carregam o piano de calda. Ela é indispensável porquê levará a frente propostas que mudarão o nosso país.
Mais de mil acessos foram contabilizados no www.tucano.org.br, por conta da TV Tucana, o que comprova que o PSDB-SP está no caminho certo, investindo e apostando na internet como uma ferramenta fundamental para se discutir política e fazer democracia.