Início Notícias do PSDB Brasil sediará os Jogos Olímpicos de 2016

Brasil sediará os Jogos Olímpicos de 2016

O Brasil venceu a disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. O Rio de Janeiro bateu Madri na rodada final da disputa por 66 votos a 32. Chicago e Tóquio também foram superados.

Essa participação é um projeto ousado e muito caro. O próximo passo será dado pelo governo federal, governo estadual do Rio e prefeituras municipais que terão que investir alto. O projeto prevê a construção de centros esportivos, ginásios, parques aquáticos, centro hoteleiro, transporte, segurança e toda a infra-estrutura para realizar um evento desse porte.

Alguns organizadores temiam que os erros do Pan pudesse prejudicar a candidatura do Rio. Outro fato criticado pelos brasileiros foi que para realizar os Jogos Pan-Americanos de 2007, o Rio gastou bem mais do que estava previsto no orçamento e não entregou alguns pontos chaves do projeto, como a melhoria na rede de transporte.

O transporte é um dos pontos fracos do projeto para 2016. O sistema de hotelaria da cidade também causa preocupação, uma vez que o Rio ainda não tem a garantia de que todas as acomodações prometidas serão entregues.

Mesmo com essas questões citadas acima o Rio conseguiu vencer e para resolver os problemas, a candidatura apostou no maior orçamento entre as cidades finalistas. A Olimpíada de 2016 vai custar cerca de US$ 14 bilhões, com os gastos divididos entre os governos federal, estadual e municipal, além da iniciativa privada.

Como todos esses fatos eram de ciência do Comitê Olímpico que julgou, o Rio de Janeiro apostou no maior orçamento entre as cidades finalistas.

Muitas cidades que sediaram os jogos obtiveram sucesso depois da realização, com salto na economia, geração de empregos e outras se endividaram, como o caso de Atenas.

Espera-se que a realização dos Jogos Olímpicos traga ao Rio e ao país melhorias na economia em infra-estrutura, modernização, investimentos e incentivo ao esporte, melhorando a qualidade de vida da população.

Artigo anteriorHoje é o ‘Dia do Vereador’
Próximo artigoPrograma Invista – Engenheiro Evandro Losacco 03