Início Artigos Rose não é problema só de Lula e D. Marisa, é nosso

Rose não é problema só de Lula e D. Marisa, é nosso

Na tentativa de livrar a cara do ex-presidente Lula do caso “Porto Seguro”, parlamentares petistas e até jornalistas dizem que ligação de Rosemary, ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência da República em São Paulo, não deve ser explorada por ser de “âmbito pessoal”.
Pois bem, se Rose é ou foi amante de Lula, seria apenas da conta deles. no máximo de Dona Marisa e do ex-marido de Rose (caso este possível relacionamento tenha ocorrido enquanto eram casados).
Mas não se trata apenas de curiosidade ou de invasão da vida privada do ex-presidente e sua ex-chefe de gabinete. Trata-se de alguém da estrita confiança de Lula, que quando presidente, nomeou-a para chefiar o escritório da Presidência em São Paulo, e mantida por interferência dele mesmo depois de sua saída.
Dada a gravidade das acusações que são imputadas a Rosemary pela investigação da Polícia Federal no caso “Porto Seguro”, a ligação de Rose com Lula deixa de ser assunto de cunho privado. É algo se faz necessário esclarecer. Se Lula lhe deu tanto poder, é porque havia dele total confiança em Rose. E esta confiança vem de que tipo de relacionamento? Qual motivo para tanta credibilidade de um Presidente da República a uma auxiliar? Ele sabia ou deu aval para que Rose nomeasse pessoas, negociasse cargos e vantagens em nome do Presidente?
Estes assuntos precisam ser esclarecidos. Lula precisa dizer que tipo de relacionamento tinha com Rosemary e que poder lhe deu.
Se fosse apenas um caso de auxiliar que vira (ou já era) amante do chefe, seria problema de Lula e Dona Marisa. Como se trata de um caso de corrupção no gabinete da Presidência de República, é problema de todos nós.
WELBI MAIA BRITO
Artigo anteriorNovembro é marcado por escândalo que escancara uso nefasto do governo e pela consolidação do PIBinho
Próximo artigoSeminário do PSDB: troca de experiências bem-sucedidas