Aconteceu ontem, 5/11, a segunda transmissão ao vivo da TV Tucana, com as principais lideranças do PSDB falando sobre sustentabilidade e outros temas ambientais.
Mais de 800 pessoas acompanharam pela internet o debate sobre sustentabilidade e meio ambiente. Cerca de 300 internautas enviaram perguntas pelo site www.tucano.org.br e pelo twitter.
As perguntas que, por falta de tempo, não puderam ser respondidas, serão encaminhadas ao Xico Graziano e Geraldo Alckmin.
O Secretário Estadual de Meio Ambiente Xico Graziano, lançou seu texto Economia Verde Uma visão Social democrata sobre o Desenvolvimento Sustentável, que foi publicado pelo ITV. Também participaram do debate, o Secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, o presidente do PSDB Estadual Mendes Thame, o Secretário-Geral do PSDB, Cesar Gontijo, Renato Amary, Presidente do ITV-SP, Luiz Paulo vellozo Lucas, Presidente do ITV Nacional, Arnaldo Jardim, deputado federal do PPS.
Xico Graziano fez um relato histórico do ambientalismo brasileiro e a evolução de ações no Estado de São Paulo:
Somente o Estado da Califórnia, em todo o mundo tem uma ousadia ambiental como o estado de SP está tendo, com ações pontuais. Nós aqui em SP temos uma matriz energética com 56% baseada de energia renovável. Daqui a 20 e 30 anos a nossa economia será construía a partir de energia renovável. E ainda poderemos ampliar. O Brasil poderá se tornar o potência mundial ambiental.
Nós aqui em São Paulo, com total apoio de José Serra, estamos enxergando na agenda ambiental global em Copenhage uma oportunidade para construção de uma nova economia. O mundo todo está vendo nesse encontro o maior desafio da humanidade para reconstruir a economia. Principalmente a questão de energia renovável. A Europa tem uma matriz energética que utiliza 8 a 9% de energia renovável, o resto vem do petróleo.
Não devemos temer a agenda ambiental e sim aproveitar essa oportunidade. É com essa visão que encaminhamos à Assembleia Legislativa e foi aprovada com unanimidade, foi muito bem conduzida pelos deputados. Essa visão me motivou a escrever o documento: Economia Verde Uma visão socialdemocrata sobre o desenvolvimento sustentável.
O que pensamos nós da social democracia sobre essa questão da sustentabilidade, nessa questão ambiental sob o conceito da social-democracia Esse tema da agenda ambiental pertence à social-democracia, esse texto é um resumo sobre a história do ambientalismo brasileiro.
Em 1983 foi o governador Franco Montoro, que criou pela primeira vez um conselho de Meio ambiente. Ele foi pioneiro nessas questões, e foi essa agenda que me trouxe para trabalhar no governo, na época, como assessor de recursos naturais.
Depois do conselho começaram a ser criadas as Secretarias do Meio Ambiente em 1986, na capital e posteriormente nos municípios.
Em 1988 a constituição escreveu um capítulo inovador em ambientalismo.Em 1998 agiu o governo tucano agiu seriamente em crimes ambientais, Fernando Henrique Cardoso criou a agenda de preservação da água, em 2000.
A institucionalização do ambientalismo nesse país aconteceu no governo do FHC, essa é a agenda do PSDB e da social-democracia.
Depois de 2003 me digam o que aconteceu de institucionalização e política ambiental que não fosse só para se aparecer na mídia” Puro marketing político.
Eu fiz uma revisão e não encontrei, há ações ambientais, mas não uma sequencia e continuidade de ações. Esse aparato foi construído no governo de FHC.
Estamos querendo mostrar para a opinião pública que esse tema do desenvolvimento sustentável e ambiental pertence à social-democracia e particularmente ao PSDB. Esse texto contém um resumo sobre o ambientalismo brasileiro e seus paradigmas.
O trabalho de concretizações do ambientalismo intensificou-se no governo de FHC. Nós do PSDB, muitas vezes não nos lembramos disso. E o PT faz tudo para a sociedade esquecer, ou nem sequer conhecer tantas ações, programas e projetos ambientais.
Agenda ambiental é uma agenda da social-democracia. No governo de Serra temos procurado consolidar o 3º momento do ambientalismo brasileiro.
No primeiro momento denunciávamos os problemas ambientais e debatíamos. O segundo momento aconteceu a institucionalização do ambientalismo na esfera governamental, com a criação de secretarias.
A terceira parte é a que estamos vivendo agora, a parte que chamamos de gestão ambiental de resultados. Estamos exercitando o ambientalismo de resultados e buscando aperfeiçoamento os programas.
Geraldo Alckmin, um dos responsáveis pelas discussões da agenda do pré-sal em SP, juntamente com o vice-governador Alberto Goldman, pautou seu discurso no fato do PSDB estar sempre à frente das questões mais importantes para o país.
Está no DNA do PSDB a inovação e estar à frente de questões e políticas públicas. Isso aconteceu na estabilização da moeda, na lei de responsabilidade fiscal, na criação de redes sociais e desde o início, nas primeiras realizações na área ambiental e agora na agenda ambiental.
São Paulo foi o primeiro e único que aprovou a lei estadual, estabelecendo metas, claras e objetivas para a redução de carbono até 2025. Metas arrojadas que estimularão novos caminhos na geração de energia.
Uma visão moderna q melhorará a qualidade de vida da população. O partido sempre tem estado à frente de questões importantes da sociedade. E não poderia ser diferente com um partido que é ambiental até na simbologia: o tucano, encerra Geraldo Alckmin.
Principais Perguntas do internauta:
Cesar Gontijo intermediou o debate e fez uma síntese das principais perguntas dos internautas:
Uma comparação à questão ambiental de FHC e do PT, o internauta diz que o nosso partido deveria fazer mais comparações, pois realizamos um excelente trabalho e o PT apenas faz ações superficiais e o impacto do pré-sal.
Muito professoras estão enviando sugestões para a criação de mais cursos voltados à área ambiental no Centro Paula Souza.
Os internautas também questionaram a disponibilização da Cartilha Economia Verde.
Respostas: Xico Graziano:
O texto Ecomonia Verde Uma visão Social Democrata sobre o Desenvolvimento Sustentável estará disponível nos seguintes sites: http://www.xicograziano.com.br/ , www.tucano.org.br, http://www.itvsp.org.br/.
É impressionante como não divulgamos o trabalho ambientalista do PSDB, tendo início com Franco Montoro e as conquistas feitas por FHC. Quanto maior repercussão melhor. Se Barack Obama estivesse aqui ele falaria: esse é o tema.
Xico responde perguntas sobre o Pré-sal:
O pré-sal é um tema pavoroso para os ambientalistas, o pré-sal tem uma quantidade de carbono mais elevada do que o petróleo comum. Podendo causar um impacto muito maior na natureza.
A agenda do pré-sal está sendo tratada como agenda de marketing e não com a seriedade necessária. Não é assim que se explora petróleo. A nossa proposta é que a exploração do pré-sal, que é uma fonte de riqueza fantástica, gere possibilidade e impulsione a agenda das energias renováveis. É muito importante investir o dinheiro do pré-sal em educação e educação ambiental.
Geraldo Alckmin explica sobre a criação de cursos na área ambiental:
Muitos cursos técnicos de gestão ambiental já está acontecendo e pode ser aprofundado. Nas ETECS e FATECS já temos vários cursos na área de ecolo
ia. A UNESP de Sorocaba também tem curso de Gestão em Meio Ambiente.
Os tucanos encerram o debate, mas a discussão de temas tão relevantes à sociedade não para por aí. Ações e projetos estão sendo implementados e criados, SP se prepara para o encontro em Copenhagen e, diferentemente, do governo federal, os paulistas estão muito bem preparados para aproveitar a oportunidade.
Xico Graziano agradeceu a oportunidade e declarou querer voltar à TV Tucana para estender o debate desse e de outros temas ambientais.


