Nesta quinta-feira, 20, o governador Geraldo Alckmin, junto com o secretário de Energia, José Anibal, e a secretária da Justiça e Defesa da Cidadania, Eloisa Arruda, se reuniu com representantes das 14 concessionárias de distribuição e transmissão de energia do Estado de São Paulo para tratar do Plano Verão, para atendimento de eletricidade no Estado durante a estação.
“O compromisso de São Paulo com atendimento é de qualidade à população e às empresas. Nós tivemos um investimento importante durante esse ano, de 2,2 bilhões de reais, pelas concessionárias. Com isso, estaremos mais preparados para enfrentar o verão”, afirmou Alckmin.
O governador destacou também que São Paulo tem os melhores indicadores do País na área energética. “O Brasil tem um DEC (Duração Equivalente de Interrupção para o Consumidor) de 18,4 horas. São Paulo é de 8,14 horas, ou seja, menos da metade. E a FEC (Frequência Equivalente de Interrupção para o Consumidor) é de 11,15 vezes no Brasil e, em São Paulo, de 5,06”, disse.
O DEC e o FEC são indicadores que avaliam o desempenho técnico e a qualidade dos serviços prestado pelas distribuidoras de energia elétrica. O DEC indica o tempo médio em que uma unidade consumidora ficou sem energia e o FEC indica o número de vezes em média que ocorreu interrupção no fornecimento de uma unidade consumidora.
Alckmin ainda ressaltou que São Paulo, do penúltimo para o último verão, reduziu 10% da DEC e 9% da FEC. “O empenho é total”, acrescentou o governador, referindo-se ao trabalho de fiscalização da Secretaria de Energia através da Arcesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) e da Fundação Procon.
Do Portal do Governo do Estado