Gabriel Ferrato foi eleito prefeito de Piracicaba, em 7 de outubro, com 73,54% dos votos. O tucano, Secretário Municipal de Educação, tem diversas propostas para Piracicaba. Em entrevista ao portal do PSDB-SP, ele falou sobre várias delas.
Leia abaixo a entrevista completa:
DESAFIOS – As cidades médias brasileiras, como Piracicaba, apresentam uma complexidade crescente, que exigem um conjunto de políticas públicas consistentes nas diversas áreas de competência do setor público. É claro que em um país, como o Brasil, que possui uma das maiores desigualdades sociais do mundo, enfrentar as questões sociais é um dever e tem de ser prioridade do Poder Público, mesmo que, na maioria das vezes, as possibilidades de um melhor enfrentamento nessa área esbarrem na escassez de financiamento público, cuja omissão do Governo Federal é imperdoável, como é o caso da saúde pública ou da educação infantil. Por outro lado, é uma falsa questão dizer que basta o enfrentamento das questões sociais, pois as possibilidades de superação das raízes dos problemas sociais estão no progresso econômico, que é a única forma de oferecer oportunidades às pessoas, a partir da geração de empregos. Portanto, educação de qualidade – que depende da articulação com outras esferas governamentais -, qualificação profissional e políticas para criar oportunidades de investimentos privados também estão no escopo da atuação do Prefeito, embora, neste último caso, as condições macroeconômicas do país nem sempre favoreçam, como é o caso do momento atual. O crescimento econômico, todavia, deve ser feito com muita responsabilidade para não provocar o inchaço da cidade. O progresso econômico só tem sentido se preservar a qualidade de vida no município, o que envolve a preservação e recuperação do meio ambiente, o que se denominou desenvolvimento sustentável. No caso de Piracicaba, há que se manter e ampliar os investimentos que o município vem realizando nessa área, para que continue colocado entre os melhores municípios do país nesse quesito. Outro grande problema que precisa continuar sendo enfrentado é o da mobilidade urbana, agravada pelo enorme crescimento do número de veículos em circulação no município: para uma população que não cresceu nem 10% nos últimos dez anos, o número de veículos cresceu mais de 50%. Há, portanto, necessidade simultânea de intervenções viárias cada vez mais complexas e investimentos na melhoria do sistema de transporte público. Embora esse seja o quadro geral, dentro de cada uma das grandes áreas existem políticas específicas, que devem integrar esse conjunto: a urbanização de favelas, os esportes e lazer, políticas para idosos e deficientes, políticas de prevenção e combate à violência e às drogas, assistência social, segurança pública, etc. Em resumo, o conjunto de desafios é do tamanho do conjunto de necessidades e demandas de uma sociedade cada vez mais complexa e exigente.
MUDANÇAS – Como era membro da equipe de governo do atual Prefeito e estamos vindo de uma administração exitosa no município, não haverá mudanças significativas nos rumos que a cidade adotou nos últimos oito anos, pois a população votou na continuidade. O que propusemos na campanha eleitoral foi a manutenção desse rumo, com aperfeiçoamentos e avanços onde necessário e realização daquilo que o atual prefeito não teve condições de realizar. O nosso plano de governo foi desenvolvido por mim em conjunto com o atual prefeito e sua equipe. Sabemos exatamente o que precisa ser feito, pois estivemos em contato direto com a população e suas representações ao longo dos últimos oito anos. Ademais, esse plano foi distribuído, por escrito, à população, que poderá cobrá-lo na sua integralidade. Haverá, evidentemente, uma mudança de estilo pessoal do governante, mas não na compreensão do que entendemos que seja uma cidade com qualidade de vida.
PRIORIDADES – Todas as propostas contidas no Plano de Governo serão imediatamente trabalhadas desde o primeiro dia da gestão.
COMPROMISSO – Uma gestão austera do ponto de vista da utilização dos recursos públicos, honrada, transparente, democrática, com compromisso público e que cumprirá integralmente o Plano de Governo no qual ela depositou a sua confiança.
LEGADO – Espero que seja a crença de que é possível acreditar nos homens públicos e na política como arte de buscar o bem comum, sem desvios de ordem ética, e valorizando aquilo que o PSDB propôs desde a sua origem, ou seja, de que a social democracia é, de fato, o melhor caminho para que tenhamos uma sociedade que combine o progresso econômico e a justiça social em um ambiente democrático.
RECADO – Que vou realizar todos os esforços para honrar os votos e a confiança recebidos, cumprindo integralmente as propostas apresentadas na campanha eleitoral e adotando outras que a própria dinâmica da sociedade passe a exigir.
Comments are closed.