Início Destaque Lateral Home Levantamentos comprovam bom desempenho da bancada do PSDB

Levantamentos comprovam bom desempenho da bancada do PSDB

O alto nível da bancada do PSDB na Câmara dos Deputados vem sendo comprovada por levantamentos promovidos por instituições e veículos de renome, como o site Congresso em Foco e o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). As pesquisas mais recentes apontam vários tucanos como os mais influentes do Congresso e com excelente desempenho do mandato. Para parlamentares da legenda, isso é reflexo do preparo dos deputados e de uma atuação pautada pela defesa dos interesses da população e sintonizada com as bandeiras do partido.

A revista “Veja” desta semana, por exemplo, divulgou um ranking elaborado a partir do posicionamento de deputados e senadores em relação a nove eixos fundamentais que começam por uma carga tributária menor e sistema tributário mais simples, passam pela diminuição da burocracia e chegam à proposta de leis trabalhistas que respeitem igualmente empregadores e empregados.

Quinze deputados do PSDB se destacaram na lista dos cem primeiros colocados do levantamento feito pelo semanário em parceria com o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp/UerJ).

Na sequência, estão os tucanos Eduardo Azeredo (MG), Izalci (DF), Cesar Colnago (ES), Otavio Leite (RJ), Domingos Sávio (MG), Antonio Imbassahy (BA), Ruy Carneiro (PB), Luiz Nishimori (PR), Duarte Nogueira (SP), Mara Gabrilli (SP), Dudimar Paxiuba (PA), Jutahy Junior (BA), Luiz Carlos (AP),Alfredo Kaefer (PR), Antonio Carlos Mendes Thame (SP) e Marcio Bittar (AC). No levantamento de 2011 o deputado Eduardo Barbosa (MG) havia tirado nota 10 e ficado em primeiro lugar.

Para Colnago, 1º vice-líder da legenda na Câmara, os resultados positivos mostram que a bancada tucana é unida, preparada e tem uma linha de pensamento comum. “Tanto nas comissões como de um modo geral nossos deputados dos mais diversos estados se destacam porque se preparam.” Segundo ele, o trabalho da assessoria técnica do PSDB também é fundamental para o bom desempenho dos parlamentares.

Em agosto, a 19ª edição dos “cabeças” do Congresso Nacional, elaborada pelo Diap, trouxe oito deputados do PSDB na lista dos 100 mais influentes nas duas Casas. Ao todo o partido foi o 3º com mais indicações entre 14 legendas. Integram o levantamento os que se destacam como protagonistas do processo legislativo, com características como capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, liderando a tomada de decisão no Legislativo.

Estão na lista os líderes do PSDB e o da Minoria na Câmara, Bruno Araújo (PE) e Antonio Carlos Mendes Thame (SP), respectivamente, e o presidente nacional da legenda, Sérgio Guerra (PE), além dos deputados Duarte Nogueira, Eduardo Gomes (TO), Jutahy Junior, Paulo Abi-Ackel (MG) e Otavio Leite. Araújo, inclusive, está entre os 10 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.

O estudo traz ainda o que o Diap chama de “parlamentares em ascensão no Poder Legislativo”, ou seja, aquele deputado ou senador que tem recebido e tido bom desempenho em missões partidárias, políticas ou institucionais.  Os deputados Antonio Imbassahy, Carlos Sampaio (SP), César Colnago, Eduardo Azeredo, Nelson Marchezan Júnior (RS), Rodrigo de Castro (MG) e a deputada Andreia Zito (RJ) estão nessa relação.

Por fim, em novembro tucanos foram contemplados com o Prêmio Congresso em Foco, concedido pelo site homônimo. Contemplados, os líderes Bruno Araújo e Antonio Carlos Mendes Thame (foto) afirmaram que a escolha é um reconhecimento do importante papel exercido pela oposição no Parlamento. Além deles, Carlos Sampaio e Mara Gabrilli também se distinguiram, assim como o deputado Marcus Pestana (MG), um dos destaques por sua atuação em defesa da Saúde.

Para o deputado Paxiuba, este número expressivo de deputados do PSDB que aparecem bem posicionados se deve ao compromisso da legenda e destes homens públicos com a melhoria do país e da vida dos brasileiros. “Temos cumprido o nosso dever enquanto parlamentares. Esse reconhecimento é motivo de satisfação e de orgulho, além de servir de estímulo para que a bancada continue trabalhando na mesma linha”, apontou o tucano, para quem os deputados do PSDB dão exemplo a ser seguido por outras siglas.

Artigo anteriorApós ‘pibinho’, Dilma evita previsão econômica para 2013
Próximo artigoUm ano de conquistas