Depois de oito anos a frente da Prefeitura de Sorocaba (SP), Vitor Lippi (PSDB) entregou o cargo de prefeito ao seu sucessor, do mesmo partido, Antônio Carlos Pannunzio, nesta terça-feira (1ª). A solenidade aconteceu na Câmara Municipal, juntamente com os 20 vereadores eleitos.
Logo após, ele se encontrou com Vitor Lippi, no Teatro Municipal. Já empossado, Pannunzio vai oficializar seus secretários municipais. Antônio Carlos Pannunzio foi o candidato escolhido por 51,04% dos eleitores – equivale a 162.829 votos válidos – quando derrotou, no segundo turno, o candidato do PMDB, Renato Amary.
No primeiro ano de seu mandato, o prefeito eleito completa 70 anos. Nascido na capital paulista e engenheiro de formação, Pannunzio já conhece o bônus e o ônus de ser prefeito de Sorocaba. Ele administrou a cidade entre os anos de 1989 e 1992, além de ter atuado como deputado federal, por quatro mandatos.
Como todo prefeito, Pannunzio assume tendo em vista muitos desafios. Logo após ser decretado o novo prefeito de Sorocaba, após apuração do segundo turno, realizado no dia 28 de outubro, ele alegou que a saúde será sua prioridade. Mas temas como trânsito e segurança pública também devem chamar a atenção do político.

Já de início, Pannunzio encontrará no legislativo uma situação que pode ser considerada como adversidade. Dos 20 vereadores eleitos, a maioria é oposição, com 11 parlamentares. Mas isso, garante o político, não será um problema. Em entrevista ao Tem Notícias, ele comentou que está acostumado a lidar com diferenças partidárias.
“Eu sou um homem de parlamento. Tenho 16 anos de vivência no Congresso Nacional. Tenho certeza que terei muita facilidade para dialogar com os vereadores e nos entendermos. Os vereadores têm papéis muito claros a definir, ou seja, fiscalizar, propor leis e ajudar o governo naquilo que são projetos de interesse da cidade”, ressaltou.
Campanha e propostas
Antônio Carlos Pannunzio concorreu ao cargo de chefe do executivo com outros quatro candidatos. Além de Renato Amary, também disputaram Raul Marcelo (PSOL) e Iara Bernardi (PT). Durante a campanha, Pannunzio abordou como principais temas: trânsito, saúde, educação infantil, meio ambiente e segurança.
O candidato participou de dois debates realizados pela Tv Tem, um no primeiro turno e outro no segundo turno. Ambos foram transmitidos também pelo G1.
Na área do transporte, um dos investimentos de Pannunzio é a construção de uma estação ferroviária para receber o Trem Rápido, que ligará Sorocaba a São Paulo. Outro projeto é a criação de uma rodoviária para receber os ônibus do eixo da Castello Branco e, caso haja viabilidade, de uma outra para aqueles que vêm pela Raposo Tavares.
Para atender a demanda da saúde, o prefeito eleito pretende construir mais seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs), segundo ele, todas com policlínica, além de uma unidade pré-hospitalar na Zona Leste, o hospital público da Zona Norte e mais uma policlínica cirúrgica.