O Governo do estado de São Paulo definiu que todos os contratos em vigor firmados pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) vão passar por auditoria da Secretaria da Fazenda e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A devassa atingirá serviços e empresas contratados pelo departamento e foi motivada pelas irregularidades constatadas no emplacamento de veículos.
A medida foi pedida pelo diretor do Detran, delegado Carlos José Paschoal de Toledo, e recebeu o aval do secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto. “Trata-se de um saneamento em face das irregularidades muito evidentes nos contratos da Cordeiro Lopes”, disse Toledo ao Jornal O Estado de São Paulo.
O jornalista Paulo Henrique Amorim fez críticas infundadas em seu Blog, divulgando um artigo com o seguinte nome: “Mensalão do Serra: roubalheira no Detran some com R$ 40 milhões. (Blog Conversa Afiada, 30/11/09).
Ao contrário do que diz Paulo Henrique Amorim, não se trata de um mensalão, muito menos ligado ao governador José Serra. Foi o próprio governo de São Paulo que determinou uma devassa em todos os contratos em vigor firmados pelo Detran. Os contratos passarão por auditoria da Secretaria da Fazenda e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Por causa das investigações, o Detran suspendeu os pagamentos por três meses. Ou seja, trata-se de absoluta má-fé do jornalista.