Início Bancada Tucanos assumem mandatos na Câmara após posse de novos prefeitos

Tucanos assumem mandatos na Câmara após posse de novos prefeitos

Carlos Roberto exercerá mandato por São Paulo

Brasília – Com a posse dos novos prefeitos em diversas cidades brasileiras nessa terça-feira (1º), parlamentares do PSDB assumem mandatos de titulares na Câmara. O deputado Dudimar Paxiuba (PA) tomou posse na vaga do novo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PA). Alexandre Toledo (AL) substitui o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (AL). Carlos Roberto (SP), por sua vez, assume a vaga do prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (SP).

O deputado Bonifácio de Andrada (MG) assume no lugar de Marcio Reinaldo Moreira (DEM-MG). O deputado Vitor Penido (DEM-MG) assumiu a vaga do novo prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa (PSDB-MG). O deputado Major Fábio (DEM), por sua vez, substitui o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PB).

Já Nilson Pinto (PA) está de volta à Câmara. O tucano licenciou-se para assumir o cargo de secretário de Educação do Pará em fevereiro de 2011 e reassumiu o mandato em 28 de dezembro de 2012.

Dudimar Paxiúba afirmou nesta quarta-feira (2) que continuará fiscalizando o governo federal. O tucano já exercia o mandato como suplente pelo PSDB.

“Essa mudança do status de suplente para titular me dá a oportunidade de trabalhar com mais tranquilidade para continuar os projetos que já estavam em curso, trabalhando em prol de um país para que ele se desenvolva, fazendo as críticas pertinentes, mas, acima de tudo, apresentando propostas, como tem sido a marca registrada da bancada do PSDB”, afirmou.

De acordo com o parlamentar, acompanhar os atos do Executivo federal é a atividade mais difícil de ser desempenhada pelos congressistas da oposição. “Muitas vezes quem fiscaliza não é compreendido e não é bem quisto pelo governo, mas nós temos que fazer aquilo que a população cobra do parlamentar, que é fiscalizar com correção e determinação os recursos que não são nossos, e sim extraídos do bolso do contribuinte”, ressaltou. “Não devemos, um dia sequer, afrouxar esse trabalho principal do parlamentar de oposição: fiscalizar os recursos públicos para que eles cheguem na sua destinação final, que é a prestação de serviços e a realização de obras públicas para todo o contribuinte brasileiro”, completou.

Compromissos
O novo prefeito de Praia Grande (SP), Alberto Mourão, que exercia até o fim de dezembro o mandato de deputado federal, defendeu durante sua posse que “divergências políticas e pessoais” fossem deixadas de lado em prol da população. “A sociedade quer solução. Não quer saber de divergências, mas sim de suas necessidades. Essa é nossa função. Entendemos que a sociedade vai cobrar a todos, então a união é fundamental”, declarou.

Depois de receber a faixa de prefeito da capital paraense, Zenaldo Coutinho fez um breve pronunciamento. “A palavra união, tão utilizada em nossa campanha, não é apenas um slogan, mas também a certeza de estar perto do povo, do governo federal e do Estado. Sobretudo, a união da prefeitura com o povo de Belém”, declarou o tucano.

Em seu discurso como prefeito, Romero Rodrigues, em Campina Grande, disse que realizará um mutirão para a limpeza da cidade e recuperação da infraestrutura, além de anunciar parceria com o governo do estado. O novo prefeito reiterou sua intenção de limpar as ruas de Campina Grande, convocando a população e promovendo parcerias. “Campina Grande não vai ter ninguém como inimigo, todos serão parceiros. Se pudermos trabalhar com união e paz, Campina pode ser muito mais”, disse, nessa terça-feira.

Do Portal do PSDB na Câmara

Artigo anteriorGenoino, deputado. Legal, é. Imoral, também!, por Ricardo Noblat
Próximo artigoPaulo Alexandre Barbosa quer base da Petrobras em Santos