Brasília – A posse definitiva de José Genoino (PT-SP) como deputado federal nesta quinta-feira (3) mostra que o PT se julga acima da lei, na avaliação do deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG). Condenado a seis anos e 11 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o ex-presidente do PT assumiu hoje o mandato como titular.
Genoino tem o direito constitucional de assumir a vaga porque o processo não foi totalmente concluído. No entanto, a situação revela uma postura ditatorial dos petistas, de acordo com o tucano. “Isso mostra que eles são hipócritas, que a lei só vale para os adversários. Eles querem perpetuar a ditadura populista no Brasil. Para o PT, a lei só pode funcionar para os inimigos, os adversários políticos. Quando a lei condena os petistas, ela é injusta”, afirmou.
A expectativa de Genoino é permanecer no mínimo um ano no cargo. Durante a análise da ação penal, o STF decidiu que os deputados condenados no processo perderão o mandato após o trânsito em julgado do processo, ou seja, quando não houver mais recursos.
Segundo o parlamentar do PSDB, é preciso que o país reflita sobre a postura do PT. “Sempre que ocorre qualquer situação fora do PT, o partido é o primeiro a se levantar como guardião da moralidade e da ética. Já José Genoino, condenado no Supremo, está sendo louvado pelo partido como se fosse uma vítima do sistema. Isso é hipocrisia, o PT que vive pregando uma coisa e fazendo outra”, disse. “O PT precisa olhar para o próprio umbigo porque tem dado um péssimo exemplo ao país de incoerência e irresponsabilidade no exercício do poder”, acrescentou.
Do Portal do PSDB na Câmara