O PIB (Produto Interno Bruto) do terceiro trimestre cresceu apenas 1,3%. Com isso, o que cresce agora é a probabilidade de que o resultado do PIB este ano seja negativo. Muito diferente da marolinha prevista pelo presidente Lula ano passado.
O aumento de 1,3% frustrou as expectativas de diversos economistas, que esperavam alta entre 1,6% e 2,9%, de acordo com o AE-Projeções. Após a divulgação do resultado, a Tendências Consultoria já considera baixar a previsão para o PIB deste ano de alta de 0,2% para retração de 0,2%. Para 2010, a projeção deve subir de 4,8% para 5% a 5,5%.
Nessa semana, o Ministro da Fazenda Guido Mantega antecipou o resultado do PIB, que seria divulgado no dia seguinte: O crescimento do PIB no terceiro trimestre deve ser de 2%, em relação aos três meses anteriores. mas esses números não são verdadeiros, é apenas um esforço do governo em passar otimismo em relação ao crescimento econômico.


