Início Notícias do PSDB PSDB tem prefeito e governador mais popular

PSDB tem prefeito e governador mais popular

Para Beto Richa, prefeito de Curitiba, sucesso tucano está na democracia.

Apontado pelo Instituto Datafolha como o prefeito mais popular do país, o tucano Beto Richa, de Curitiba (PR), atribui boa parte do seu sucesso à participação do povo na administração da cidade.

De acordo com os dados do instituto de pesquisas, 84% dos curitibanos ouvidos consideram ótima ou boa a gestão de Beto. Foi a segunda vez, este ano, que ele despontou como o prefeito mais bem avaliado num ranking com nove administradores de capitais de todo o país.

Além da boa performance de Beto como prefeito, outro tucano, Aécio Neves, também lidera o ranking dos governadores avaliados pelo Datafolha. O governador de Minas Gerais foi bem avaliado por 73% dos entrevistados.

Segundo o prefeito de Curitiba, o “jeito participativo” de governar tem agradado a população. “Governamos com a ajuda das pessoas através das audiências públicas que realizamos nos bairros da cidade. Acho que o povo está reconhecendo este trabalho”, disse Beto.

Leia abaixo entrevista exclusiva com o prefeito realizada nesta segunda-feira:

Por que o senhor credita seu sucesso como administrador à participação do povo na definição de obras e projetos para a cidade”

Beto Richa Eu acho que as audiências públicas dão transparência para a gestão. As pessoas vão lá, participam, falam, dizem o que querem para o seu bairro e depois veem tudo isso sendo realizado. Há de certa forma um reconhecimento da população por perceber que estamos trabalhando em cima das demandas que surgem nas reuniões. Não tem segredo, é simples, é transparente.

Outros prefeitos de outras capitais também governam assim. Onde está a diferença”

Beto Richa Talvez esteja na ética e na transparência, como já afirmei antes. Mas é lógico que há um conjunto de fatores que tem feito com que as pessoas atribuam uma boa nota à administração de Curitiba. Procurei me cercar de pessoas altamente competentes, bons executores que agem baseados no princípio da austeridade e que honram seus compromissos.

Como senhor tem administrado o orçamento da cidade”

Beto Richa Sabemos que muitas prefeituras têm problemas de caixa, falta dinheiro para fazer obras pois o funcionamento da estrutura geralmente absorve grande parte do orçamento. Aqui em Curitiba temos sido muito austeros, muito rigorosos com os gastos públicos. O resultado é que sobra dinheiro no caixa para escolas, creches, para o asfalto, para obras de saneamento. Temos muito ainda a fazer mas um rápido passeio por Curitiba deixará a impressão de que a cidade é um grande canteiro de obras.

Fonte: Agência Tucana

Artigo anteriorMudanças acontecem
Próximo artigoDEPUTADO ROBERTO MASSAFERA FAZ BALANÇO DE 2009