Quando os 4,3 milhões de alunos da rede estadual voltarem às aulas, no dia 1º de fevereiro, vão encontrar escolas em melhores condições para o ano letivo de 2013. Por meio do programa Trato na Escola, o Governo do Estado está investindo R$ 40 milhões para que as mais de cinco mil unidades de ensino façam pequenas reformas e reparos.
Um evento na escola estadual Província de Nagasaki, na Vila Medeiros, na capital, marcou o início do programa, que teve o governador Geraldo Alckmin participando da pintura das paredes. “O dinheiro é transferido para a APM (Associação de Pais e Mestres) para pintura, limpeza de caixa d’água, pequenas reformas, enfim, deixar a escola com bom acabamento para receber os nossos alunos”, afirmou.
Há cinco anos no comando da escola da Vila Medeiros, a diretora Andréia Assis dos Santos disse que serão priorizados os serviços de desinsetização, válvulas do banheiro, troca dos filtros dos bebedouros e pintura. “O ambiente faz toda a diferença, pois é um lugar em que o aluno vai desenvolver suas potencialidades. O que a gente preza é um trabalho de qualidade, desde o banheiro até o ensino”, destacou.
A política na escola é a seguinte: fazer o aluno se sentir responsável pela manutenção da limpeza e conservação da escola. “Ele até chama a atenção de outra criança que a suje”, disse. Segundo Andréia, os serviços na unidade devem ser concluídos até 26 de janeiro. A escola atende 1.020 alunos de ensino fundamental ciclo I.
Do Portal do Governo do Estado